domingo, 19 de junho de 2011

[Resenha] L.J. Smith - Diários do Vampiro #2: O Confronto

Sinopse: Há muito tempo, quando transformou Damon e Stefan em vampiros, a bela Katherine nunca imaginou que separaria os irmãos para sempre. Seu coração pertencia aos dois, mas ambos a queriam para si. A batalha pelo coração da jovem culminou em sua morte e num pacto de vingança entre os irmãos Salvatore. Refém do acaso, Elena Gilbert não demora a perceber que, se existe algo mais arriscado do que estar apaixonada por um vampiro, é ser desejada por dois deles. Enquanto Stefan luta para controlar seus instintos, Damon persevera na missão de conquistar Elena; mas o perigo espreita o destino dos três.

Novamente, aqui estou eu para falar de "Diários do Vampiro", porém desta vez eu li o segundo volume, denominado "O Confronto". Para quem não sabe, comprei o box antigo, com os quatro primeiros livros no Submarino numa promoção, e desde então venho lendo-os, parando em "O Confronto" para ler o livro de parceria com a Galera Record, 'Eon'. Pois então, vamos começar de verdade. Se você não leu o primeiro volume, essa resenha pode conter spoilers dele, é melhor ler a resenha dele - clique
aqui - e depois ler essa).

L.J. Smith continua escrevendo inteligentemente, dando destaque maior agora no segundo livro da série para os dilemas e condições emocionais dos personagens, o que foi trabalhado no primeiro livro, porém não tão quanto neste. A alternância entre o ponto de vista de Elena e Stefan continua funcionando bem, complementando os fatos e deixando um pouco mais de suspense no ar, mas ainda gostaria que essa mudança de narração foi separada em um capítulo para cada, pois fica difícil de identificar o ponto de vista de um ou do outro algumas vezes.

Ele parou de respirar. Olhou-a de cima, aqueles olhos verdes estriados como de um gato em tons de esmeralda, malaquita e azevinho.
- Diga - ela implorou. - Diga que pode ficar sem mim, Stefan. Diga...
Ela não terminou a frase. Foi interrompida pelos lábios de Stefan, ansiosos por calá-la.
A história começa exatamente onde parou no primeiro livro, numa cena, o que torna o livro muito especial, pois isso é raro de acontecer. Neste livro é usado pela primeira vez a palavra vampiro, é lógico que Elena sabia o que Stefan e Damon são no primeiro, mas só agora no segundo disse o tal nome, outro fato que achei muito curioso. O livro é bem cheio de ação, não muito grande, mas não permanece em um ritmo parado, sempre tem algo novo acontecendo, o que é bom pois não me deixou entediado. Os personagens foram melhor trabalhados no livro , suas personalidades estão mais evidentes, e dá para perceber que a autora quis destacar alguns personagens secundários, mas foi bem pouco, para a tristeza do leitor. 

Alguns novos personagens também aparecem, deixando o leitor com um pé atrás com suas intenções reais. Apesar disso tudo, Elena realmente evoluiu no sentido de "rainha do colégio", o típico estereótipo dos YA (
Young Adults), agora está mais madura e segura do que deseja, mais forte, contrariando a maioria das protagonistas de hoje, em sua maioria, bem pacíficas e calminhas. Elena corre atrás do que quer, principalmente para proteger quem ama, não importa os sacrifícios que terá que fazer. Minha personagem preferida é Meredith, sinto falta de mais de suas tiradas irônicas e sua desconfiança em tudo, provavelmente será a primeira a saber dos segredos retidos por sua BFF.
É claro que não há nada sobre o segredo de Stefan. Eu ainda não tinha descoberto qualquer coisa. Só descobri quando o entendi e ficamos juntos, juntos de verdade, afinal. Agora fazemos parte um do outro. Sinto como se estivesse esperando por ele a minha vida toda.
Mas ela está bem dependente de Stefan, e não entendo como, com um tempo tão mínimo de história, ela já não vive sem ele; coisa que também estranhei no primeiro livro, pareceu bem fakeO romance entre eles não evoluiu muito em questão de aprofundamento e tudo mais, eles continuam se amando, mas não subiram níveis em nada. Dessa vez, Lisa descreveu bem mais cenários do que no primeiro livro, o que ajuda a te situar na história e se ver dentro dela, o que estimula muito mais a leitura. Dessa vez o tempo do livro se passou mais devagar, não parece que todos aqueles acontecimentos inacreditáveis aconteceram em 48h, você pode desfrutar bem deles sem se preocupar com isso. Outro ponto que achei bem legal é o reforço dos acontecimentos importantes, eles são repetidos mentalmente pelos personagens que discutem e falam sobre eles, isso ajuda o leitor a não se perder nos fatos, principalmente na história.

Percebo que já é uma marca registrada da autora terminar no meio de uma cena, melhor dizendo, ela termina com um personagem perguntando algo e começa o livro seguinte com outro personagem lhe respondendo a pergunta, literalmente, o que é bastante interessante de tão incomum que é. Isso triplica sua vontade de ler o próximo livro, saber o que aconteceu. 

Estar com Meredith e Bonnie lhe dera uma falsa sensação de segurança. Deixando-as, ela mais uma vez foi confrontada com olhares de esguelha e costas viradas repentinamente. Desta vez Elena ficou com raiva. Passou pela multidão com uma insolência deliberada, sustentando cada olhar que pegasse por acaso. Eu já sou popular, pensou ela. Posso muito bem ser descarada também.
Eu estava bem receoso, como alguns sabem, de ler os livros que basearam a série de TV da qual sou tão viciado, mas me enganei, ela só me fez reter mais informações sobre a real história de Fell's Church/Mystic Falls; e gostar ainda mais de 'The Vampire Diaries'.


A diagramação ainda me perturba um pouco, por mais que a capitulação do começo dos capítulos seja ótima, ainda queria mais organização nessa semi-confusa narração Stefan/Elena, e a minha edição veio sem "orelha", a capa é muito mais vulnerável há marcas, por mais que eu coloque uma proteção para isso não acontecer. Não vi erros de digitação ou letras borradas - o que é comum nessas edições -, mas isso não aconteceu mesmo. Igualmente ao primeiro livro, há algumas páginas marcadas por linhas amassadas, culpa da edição que o Submarino me mandou, logicamente. Sou fã de séries que criam um padrão marcante nas capas, o que é o caso de 'Diários do Vampiro', cada livro contém a metade do rosto de um personagem que será importante e terá destaque na obra em questão. Em 'O Confronto', a metade do rosto é a do Damon, que é muito mais evidenciado e trabalhado neste volume, mas ainda é um vilão detestável obcecado por Elena e um frio assassino, porém a maioria do humor do livro - seja por ironias, indiretas - é feita por ele, cativando o leitor nesse sentido.

A boca de Stefan estava fria e seca ao tocar seu pescoço. a mão segurava sua nuca enquanto os lábios procuravam as duas perfurações pequenas que já estavam ali. Elena esforçou-se para não se retrair com a breve pontada de dor. Depois sorriu. Antes, ela sentiu a necessidade agonizante de Stefan, seu impulso de fome. agora, pelo vínculo que partilhavam, ela só sentiu alegria e satisfação feroz. a satisfação profunda da fome sendo saciada aos poucos. seu próprio prazer vinha de doar, de saber que estava sustentando Stefan com a própria vida. Ela podia sentir a força fluindo para dentro dele.
Continuo preferindo a série de TV à de livros que a baseou, a Elena desse livro já se parece bem mais com a da série, sem futilidades e dando importância a coisas que realmente importam. Quero que seja aprofundado o lado sobrenatural de Bonnie e que a história dê um tempo desse triângulo amoroso para ter como objetivo outras coisas legais, coisa que têm na série. Mas quero ler sim - e lerei! - "A Fúria", o terceiro volume da série, muitas pontas soltas foram deixadas para serem atadas no próximo livro. 

A obra vale a pena sim, mas depois de se tornar tão fã da série, fica difícil não comparar e não escolher sua preferida. A leitura é muito mais divertida nesse livro, e o excesso de fatos com ação moderada realmente me fascinaram, não ficamos parados um instante com o personagem, essa marca registrada do enredo funciona muitíssimo bem. Mas a série literária já tem lugar aqui no meu coração, lerei todos e quero saber cada vez mais dessa história vampiresca tão empolgante de se ler.

Mas que diferença faz? A não ser que eu bole um plano, quando tudo isso acabar não vai haver com o que se importar. E Stefan terá ido embora, expulso da cidade pelos bons cidadãos de Fell's Church. Ou morto, se não conseguir recuperar parte de seus Poderes. E se ele morrer, e vou morrer também. É simples.

Título: "Diários do Vampiro #2: O Confronto"
Autora: L. J. Smith (Lisa Jane Smith)

Editora: Galera Record

Número de Páginas: 221

Avaliação: 4 de 5

9 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    Ainda estou no primeiro livro, aliás tenho muitos pra ler, e leio muito devagar, mas me deu uma vontade louca de ler o confronto, mas tenho que esperar. ABraços Caique.

    LEITURAS VIVAS

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou bem legal!
    Eu não li o primeiro livro da série, mas este eu li (rs') e gostei bastante!
    Se você achou que este teve ação, espere até ler o terceiro! É muito bom! rs'

    Beijinhos, :*
    Primeiro Livro :D

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei a resenha! haeoihaeoihaeoihae .
    E eu sou muuito mais fã da série ever, tem jeito nenhum se comparar, o livro é um porre :( HUASHUAHSUHA. Mas se for individualmente, o livro não deixa de ser bom, apesar deu nao curtir mt a narrativa da LJ Smith, rs.

    Beeijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Caíque!
    Eu sempre quis ler essa série mas o lançamento foi bem numa época 'tudo que é vampiro é modinha' e no fim desisti LKAJLSDKAS Gostei da sua resenha e acho que vou procurar pelos livros e lê-los.

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa Caíque, sua resenha ficou maravilhosa: completa, cheia de detalhes (todos úteis) e até algumas observações suas muito legais *-*
    Gostei bastante, deu até vontade de ler o livro e olha que passou longe de The Diaries Vampire Vampiro, até hoje estou com o primeiro livro aqui e não tive coragem de ler, no entanto, depois da sua resenha até fiquei com vontade O:
    Realmente me deixou fascinada!

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de falar que muita gente me falou mal dos livros, mas, falaram realmente que a série era melhor aí perdi a vontade de ler + ainda, só que com a sua resenha minha vontade de ler foi maior do que a de não ler uahuaau
    E no último comentário escrevi passou longe e é *passo longe

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha!
    Estou lendo o primeiro, quase terminando...
    Não achei tão ruim como tinha ouvido falar. =P
    Achei um livro normal, nada de extraordinário, mas também não é ruim. =)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu já li este livro, e devo confessar que não sou muito fã da Elena, apesar que simpatizei mais com ele no 3° livro. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Estou lendo esse livro amei é chocante a historia deles entrei na vida desses personagens. Esqueso do mundo quando estou com esse livro na minha mão...
    simplismente encrivel!!!!!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!