sábado, 11 de junho de 2011

[Resenha] Cat Clarke - Entangled

Nossa querida Grace, de dezessete anos, acorda em um cômodo branco. À sua frente, uma mesa, dezenas de canetas e uma quantidade quase ilimitada de papel. Nenhuma chance iminente de escapar. Diariamente, Grace é visitada por um rapaz que ela considera fisicamente perfeito, que lhe traz comida e responde a todas as suas perguntas de forma enigmática, mantendo a mais significativa das serenidades durante a maior parte do tempo. Nenhuma pista de como a garota foi parar ali. Nenhuma resposta sobre como Ethan - o rapaz sereno - a conhece, ou por que a levou até ali, ou sobre como os amigos e familiares de Grace estão reagindo à sua ausência. Inevitavelmente fadada a se conformar com sua situação, a garota faz o que lhe parece ser adequado: aproxima-se do material que lhe aguarda e inicia uma narração cuidadosa dos detalhes de sua vida, do seu relacionamento com sua melhor amiga, Sal, e de sua paixão incontrolável por Nat, um rapaz que ela aleatoriamente conheceu em um ponto de ônibus.

Agora vamos lá. Cheguei a Entangled por indicação das garotas do Murphy's Library e, através do Book Depository, consegui comprar o livro. Como eu nunca havia lido uma obra inteira em inglês, eu não estava tão preocupado com a história em si - o plano era encontrar uma narração leve, que fluísse bem e que não me apresentasse muitos obstáculos. E Entangled é exatamente isso. O livro pode ser lido em duas ou três horas, sem problema algum - eu desconhecia algumas das palavras usadas pela autora, mas a maioria pode ser facilmente deduzida pelo contexto. Não há construções eruditas; a única dificuldade aparente, em termos de linguagem, é que o livro é um YA - ou seja, a narradora, do alto dos seus dezessete anos, não hesita em usar gírias e mais gírias. A boa notícia é que muitas delas são repetidas com frequência, tornando mais fácil a tarefa de entendê-las. Mesmo assim, ela tem uns momentos interessantes de reflexão.
     Everyone probably thinks I've run off with some guy I met on the Internet. Maybe Mum's done one of those appeals on local telly, begging me to come home, and saying that I won't be in any trouble.
     Nope. I bet she's actually gone on holiday, or swanned off to London to buy even more clothes she'll never wear. Seriously, how many pairs of shoes does a woman her age really need? I mean, I like shoes as much as the next girl, but there has to be something wrong with a woman who buys three pairs the same and hoards them in the back of the wardrobe.
     No one is looking for me. That's the truth.
Entangled é a primeira publicação de autoria de Cat Clarke, e eu preciso confessar uma coisa: ainda que a minha preferência seja por livros psicológicos e profundos, com temas instigantes e rotineiros, a narração da vida de uma típica adolescente americana, que sai com sua melhor amiga e discute com ela sobre seu namorado não me irritou. Isso é um pouco estranho, mas me parece que Cat conseguiu encontrar o ponto ideal, o tom perfeito para sua narração: as futilidades de Grace, que deviam ser irritantes, são engraçadas. Os momentos em que a garota, como forma de exorcizar seus problemas, faz cortes em seus braços e pernas, não demonstram fraqueza ou qualquer coisa do tipo. Você realmente sente pena dela. E não uma pena condescendente, mas uma vontade de remediar a situação e de fazê-la abandonar esse hábito.
     I drew the blade across my forearm - hard. For a milisecond it looked like I hadn't done anything. There was just an identation in the skin. But then the blood welled up so fast. It was so red. And there was so much of it. Better. Much better. It was mesmerizing. I held up my arm and watched the blood drip drip drip down into the crease of my elbow. One or two drops splashed onto the desk. I felt slightly floaty and weird - but mostly good.
Não chega a ser um livro fantástico. É uma leitura leve, razoável, fácil e engraçada, mas nada que entre no Hall Dos Melhores Livros Já Escritos Durante Toda A História Da Humanidade. Mesmo assim, vale a pena perder duas ou três horas da sua tarde conhecendo a história de Grace, tentando descobrir o que é exatamente esse quarto branco em que ela se encontra. Aliás, urge que eu diga que ainda tenho as minhas dúvidas - vejo duas maneiras de solucionar esse enigma, e não sei por qual optar. Pouquíssima gente aqui no Brasil leu esse livro, então não há exatamente muitas pessoas com quem eu possa discutir. Portanto, façam-me um favor: acessem o Book Depository, comprem Entangled, divirtam-se com a história de Grace e depois voltem aqui para comparar as respostas de vocês com as minhas.

E uma coisa eu garanto: se vocês não amarem o livro, não o odiarão.

Título: Entangled.
Autora: Cat Clarke.
Editora: Quercus.
Número de Páginas: 372.
Avaliação: 4 de 5.

8 comentários:

  1. Nunca tinha visto esse livro antes, então deixa um fazer um comentário inevitável: QUE CAPA MARAVILHOSA!
    Pronto. Ok, sei que capa não é tudo, mas não consigo não me apaixonar por capas de livros, e as vezes até comprá-los por que me apaixonei por sua aparência. Muitas vezes quebro a cara, mas fazer o que? hehe, é um risco que se corre.

    Mas então, falando do livro, infelizmente sou analfabeta em inglês, hehe... nem pra tanto :} Mas acho que se pegasse um livro em inglês pra ler demoraria muito! Talvez nas férias eu tente, rs.

    Gostei bastante do que disse a respeito do livro, parece ser diferente e interessante. : ) Livros com pitada de mistério já me encantam!

    Então tenho duas escolhas, aprendo a ler em inglês ou rezo pra alguma editora brasileira comprá-lo e lançar aqui! uhuhu \o/

    Beijos.
    Amanda.
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  2. "Pouquíssima gente aqui no Brasil leu esse livro, então não há exatamente muitas pessoas com quem eu possa discutir. Portanto, façam-me um favor: acessem o Book Depository, comprem Entangled, divirtam-se com a história de Grace e depois voltem aqui para comparar as respostas de vocês com as minhas."

    Só desenferrujando o inglês ou que nem disse a Mandinha: Esperar ser lançado no Brasil (até lá viramos velhinhus)

    Amei a capa, a história me soa um tão sinistra, me faz ficar com uns 5 pés atrás quanto ao final. Mas gostei da resenha!

    Sucesso
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu certamente daria uma chance a este livro, se não tivessem obras tão melhores na frente. Digo e repito, que este tipo de literatura tem me irritado dia após dia, tal qual seus fãs - tô falando dos fãs mesmo, não todos os leitores, pq muita gente ainda sabe diferenciar uma boa literatura.
    Todavia, como já comentei em outro post com algum livro da mesma temática, acho importante que leiamos diferentes estilos de autores, até mesmo pra formarmos nossa própria visão crítica.
    Mas não tem como negar que estas obras não tem viço, provavelmente não terão grande expressão na história da literatura mundial

    ResponderExcluir
  4. Gente que capa é essa? AMEI!
    wow preciso ler esse livro, vou comprar ele e depois trocamos as respostas que acha?!
    E poxa, tu lê rápido um livro em inglês hein!? 372 páginas em 2 ou 3 horas, me impressionou! LKDJLAKSD

    Beijos, Kamila.

    Nunca li nenhum livro da série do Percy ): Mas já comprei 3 da série e estou na expectativa para eles chagarem e ler logo!
    Sendo assim não vejo a hora de ler O Herói Perdido, que anda sendo super bem falado pelos blogs e a sua resenha deixou aquele gostinho de 'I NEEEED' lkajskdsa

    Beijão, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Robledo,
    Depois de um bom tempo consegui vir fazer uma visita to meio na correria por causa do trabalho de conclusão de curso..affs..e uma coisa que você citou quase me fez surtar aqui ler em ingles...você não tem ideia de quantos artigos eu li nessa lingua nas ultimas semanas e não sei porque temos que ficar lendo artigos de outros países enfim deixando de lado minha indignação com o mundo do TCC...eheheh...sobre a resenha não conhecia a história achei a capa intrigante e a história também tipo ela esta em um manicomio ou algo assim? enfins conseguiu despertar minha curiosidade ehehe mas leituras em ingles só no ano que vem depois que acabar meu trabalho da facul..hihii
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  6. Nossa, a história desse livro parece ser interessantíssima... Fiquei super curiosa agora :X
    Pena que sou PÉSSIMA em inglês... uashsausahsa.
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que bacana que você seguiu nossa indicação e resolveu dar uma chance pra um livro que resenhamos (no caso, que a Má resenhou, rs). A questão do inglês é fazer isso mesmo que você fez, começar... pegar um livro e ir entendo expressões pelo contexto, ler perto do pc e pesquisar no maravilhoso word reference, enfim... É tudo questão de prática! ;)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, recebi Entangled semana passada! \o/
    Ótima resenha, quero muito ler, pena que tenha tanto livro na frente. =X
    Mas é bom saber que o livro é bom...só comprei pq vi uma pessoa comentando no twitter e gostei da sinopse...além do preço que tava bom, é claro. haha
    Abraço!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!