sábado, 25 de junho de 2011

[Resenha] Alison Goodman - Eon

Eon tem doze anos de idade e treina há anos. O estudo intensivo de Magia de Dragão, baseado na astrologia da Ásia Oriental, envolve dois tipos de habilidade: trabalho com espadas e aptidão mágica. Tanto Eon quanto seu mestre esperam que ele em breve seja escolhido como Dragoneye — um aprendiz de um dos doze dragões de energia da boa fortuna. Mas apesar de sua habilidade única com dragões de energias diversas — só Eon é capaz de enxergar mais de um dragão —, o menino guarda um segredo perigoso. Na verdade ele é Eona, uma menina de dezesseis anos que vem se fazendo passar por menino em busca da chance de se tornar Dragoneye. Mulheres são proibidas de usar Magia de Dragão e se alguém descobrir que ela vem se escondendo, a única sentença possível é a morte. Quando seu segredo é ameaçado, a jovem e seus aliados são lançados a um destino imprevisível. Em meio a uma luta mortal pelo trono Imperial, Eon precisa encontrar a força e o poder interior para lutar contra aqueles que querem roubar sua magia… e sua vida.
'Eon' entrou em minha vida pela parceria do blog com a editora Galera Record. Eu ainda estava com uma pilha de leitura imensa, mas por se tratar de um livro de parceria, temos que colocá-lo em primeiro lugar, e dessa vez, eu não me arrependi. O enredo, que além de muito bem elaborado e concreto, te faz viajar por um tempo do qual você não sabe se é presente ou futuro, só sabe que tudo aquilo é incrivelmente real e está longe de você. Foi assim que Alison Goodman me induziu ao mundo de 'Eon' do começo ao fim. Quem acompanha o nosso blog sabe que não somos adeptos da ideia de que devemos elogiar livros só para fazer editoras e autores parceiros felizes, sempre prezamos em expressar nas resenhas o que realmente achamos do livro, evidenciando seus pontos positivos e negativos. Esse é um livro de parceria sim, mas tudo de bom que eu lhe falar será por total vontade minha.
- Ninguém pode saber verdadeiramente o que está no coração de outro homem - respondi. Era sobre esta aposta que eu e meu mestre conversávamos. Cerrei os punhos ao lado das minhas coxas, esperando aquele longo silêncio enquanto o imperador me examinava.
-De fato - disse final. - Todos os homens têm uma natureza oculta. Fico feliz que entenda isso [...]
O começo - ou, mais precisamente, as 100 primeiras páginas são bem monótonas e até certo ponto confusas, de repente estamos no meio de um lugar e de um monte de gente e a protagonista - Eon/Eona - segue falando como se tudo aquilo já estivesse em nossas mentes. Tive vontade sim de largá-lo por esses capítulos, mas então, por volta da centésima página o livro deu uma reviravolta impressionante e inesperada, e daí em diante eu só queria ler e ler o livro, saber o que aconteceria em seguida.
Olhei para o menino/menina refletido no vidro. Era assim que eu ia viver para o resto da vida. Sem nunca poder me mover sem imensa cautela. Sempre preocupada com a desconfiança, o perigo, a descoberta. A menina que já tinha sido, perdida em anos de fingimento sobre ser um menino.
A escrita em primeira pessoa nos deixa muito próximos de Eon (ou Eona, o que preferir), ficamos ao seu lado nos melhores - por mais raros que sejam - e piores momentos, a criticamos e torcemos por ela, numa sequência em que o livro só nos envolve cada vez mais. A autora criou um império inteiro com uma nova cultura a ser descoberta, cultura esta baseada na antiga China e no Japão, com todos os seus costumes e tradições. E você se sente nesses ambientes asiáticos, pois tudo é muito bem detalhado. Entretanto, muitas vezes me perdi no meio de um parágrafo devido as demasiadas explicações sobre cenários onde a principal estava, ou sobre objetos que estavam sobre a mesa, a autora se preocupa em detalhá-los minuciosamente em alguns trechos, você tem que ter curiosidade pelo desenrolar da história para não abandonar o livro nesses instantes.
Entrei em uma pequena sala de espera. Era pouco iluminada, a única luz vinha de uma entrada e os pequenos espaços entre as flores esculpidas nas cortinas das janelas. Um longo banco com almofadas azuis situava-se na parede oposta, e uma mesa baixa em frente a ela tinha uma garrafa ornamental e tigelas de beber. Uma tela de seda pintada com cenas delicadas de garça com pernas compridas e grama alta estendia-se pela parede do fundo.
Os personagens são cativantes, você odiará alguns com todas as forças, por outros você irá se afeiçoar desde o começo, suas personalidades são bem trabalhadas, formam um contraste muito bacana. Todos são bem reais, e tudo nos remete a um fundo histórico japonês, com dragões, imperadores e samurais. Só que há muitos conceitos atuais trabalhados no enredo, como a inferiorização da mulher num contexto global, o preconceito com o diferente, os sacrifícios que as pessoas fazem para serem aceitas, fora o comum das histórias de aventura; a cobiça pelo poder, a ambição demasiada e tudo mais.
No centro, havia um pequeno jardim com um lago de carpas e um banco cuidadosamente situado sob três pequenas árvores onde havia três lamparinas penduradas. Dos lados havia entradas, com as portas abertas, exibindo duas camas, e um segundo corredor com uma esteira de junco sobre pedras que sugeria o luxo de uma casa de banho anexa. Era a gratidão solidificada em pedra e madeira, construída para lordes por pessoas que se banhavam com baldes e dormiam sobre palhas.
Achei bárbaro como as cordas soltas se ataram ao final da história, tudo fez sentido em um estalar de dedos. A maneira como a autora criou Eona, com seu dilema de fingir ser um menino para poder 'vencer na vida' e como tudo tem consequências com isso é incrível, muito inteligente. A cultura baseada nos costumes asiáticos fascina, é tudo muito real e bonito, parece realmente um daqueles contos de guerreiros espadachins do passado chinês, algo assim. A diagramação é boa, mas eu odiei a capa brasileira, achei muito tosca, até engraçada. No exterior há três versões da história, cada uma com um título diferente, e cada uma tem uma capa incrível, nada a ver colocarem essa. 


As páginas também são muito largas e grandes, o texto muito afastado da borda, dá a sensação que você leu e leu e não saiu do lugar. Uma coisa bem positiva são as páginas em si, elas são muito resistentes e fortes, às vezes passava uma página e logo voltava atrás pensando que tinha virado duas coladas, mas não, era só uma bem grossa.  No começo do livro também há um tipo de horóscopo baseado nos dragões da obra, depois uma explicação sobre cada dragão e seus respectivos lordes, e também um mapa do Palácio Imperial, esses mínimos detalhes fazem a diferença, não só para auxiliar o leitor, mas para dar um toque a mais de realidade a tudo aquilo que iremos ler. Gostaria que usassem numeração no começo dos capítulos, não só escrever 'Capítulo Seis' por exemplo numa fonte comum, poderia ser com números da fonte do título da capa, que tal?
- Uma maneira horrível de morrer - murmurou ele -, principalmente porque o ato de destripar leva uma hora. Você pode, é claro, escolher a morte, em vez de mim - ele parou, como se considerasse a ideia -, mas não acho que você faça o estilo suicida. É parecida demais comigo. E onde há vida, há sempre a chance de vencer.
'Eon' é um livro que me surpreendeu por todos os pontos positivos já citados, nunca pensei que valesse tanto a pena ler um livro assim, e eu não o leria se não fosse a parceria com a editora, pois não me chama tanta a atenção numa livraria por exemplo, mas não me arrependo de nada, virei fã de tudo, anseio bastante em ler a continuação, já lançada no exterior. A ótima descrição das lutas e embates é um bônus, é como assistir a um filme de gladiadores na mente, cheio de momentos de tensão, fora as lições que ele passa por baixo dos panos. Inesperadamente instigante.
- Por favor, suba, meu senhor - disse o de classe mais alta. - Vossa Alteza Real, o Imperador Pérola, o aguarda.
Iniciei a subida no arco pouco iluminado da entrada. Assim que entrasse naquele pavilhão, minha vida estaria perdida. Mas eu já tinha perdido minha chance de escapar; tinha passado por mim nas areias da Arena do Dragão enquanto eu esperava para fazer minha reverência derrotada a um imperador indiferente. Como eram breves e ocultos os momentos do destino. E agora eu estava diante de mais um.
Título: "Eon"
Autora:
 Alison Goodman
Editora:
 Galera Record
Número de Páginas:
 474
Avaliação:
 5 de 5

25 comentários:

  1. Oláá! Primeira vez que passo por aqui, e adorei seu cantinho hehe ;P
    Uhh, sei la, a história desse livro nao se encaixa muito nos meus generos favoritos, mas tenho curiosidade sobre ela, por isso acho que vou acabar lendo hehe
    Sua resenha ficou bem completa, adorei! :)
    Beijoca!

    www.estantechick.comeze.com

    ResponderExcluir
  2. Oiiii.
    Então.. kkkk. Eu estava mt interessada até voocê falar que tem mt coisa de cultura asiática e eu sinceramente acho CHATA, kkk. Sie lá, perdi a vontade de ler, mas só por isso mesmo. A resenha ficou maravilhosa, mas poucas coisas japas me chamam atenção x.x

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha, tirou diversas dúvidas que eu tinha a respeito do livro valer a pena ou não. O livro começou a me chamar a atenção depois de um debate que alguns blogs internacionais fizeram com ele (era um readalong entre todos os blogs com diversos comentários interessantes por capítulos). Acho que vou arriscar ;)

    ResponderExcluir
  4. Caíque,
    Gostei muito da sua resenha e muito mais de saber que trata-se de um bom livro. Vi muito potencial na história completamente distinta, uma aposta que eu considerei, particularmente falando, perfeita. A cultura oriental é riquíssima e tenho certeza de que, após os elogios que você fez, a autora soube fazer um bom livro com os elementos riquíssimos que tinha em mãos.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Caíque,
    Não me interessei muito pela história não, por mais que você tenha se surpreendido... Concordo que a capa não é boa. Gostei bastante da resenha, e sim: nós seguidores do LLM sabemos que vocês são sinceros!
    =*
    Tarsila

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca me interessei em saber mais sobre esse livro, porque eu não gostei da capa =/
    E apesar de vc ter gostado, continua não me interessando muito.
    Começos monotonos e personagens que dá pra odiar com todas as forças são duas coisas que me desanimam. Mas vc falou tanto que gostou e se surpreendeu que talvez eu até leia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Pra mim esse livro deveria ser dado como o melhor de todos que ja li nesse ano achei a história totalmente legal... livros assim q tem magia como de Eon me faz sonhar toda noite...

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua resenha, bem elaborada, nota 10 ;)
    Eu gostei muito desse livro, é sério, essa é a primeira resenha que leio dele. Confesso que não li antes achando que era um livro sem graça, mas errei totalmente. Me parece ser uma história incrível! ;)

    ResponderExcluir
  9. a sua resenha me fez me interessar pelo livro
    quero muito lê-lo
    achei super interessante
    tomara q eu ganhe a promoção(nunca ganhei sorteio nem de bala)

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de livro que me chama tanto a atenção, mas me pareceu interessante. Gostei da resenha e como você citou os personagens me chamaram a atenção, gosto de personagens bem desenvolvidos. Mais um para a lista.

    http://isa-bella.com

    ResponderExcluir
  11. Caíque, acho que essa foi a sua melhor resenha até agora no blog. Não que as outras tenham sido ruins, mas, nessa, você se superou. Realmente gostei para caramba, ficou tão bom T_T
    Parabéns mesmo =)
    Só por causa dessa sua resenha eu já sairia correndo para ler Eon, e aguentaria até a centésima página, porque como você disse, o livro dá uma reviravolta né? Adoro reviravoltas, hahaha :D
    Se um dia eu chegar a ler Eon, espero que goste assim como você!

    ResponderExcluir
  12. Olá! :)

    Primeiramente parabéns pela resenha, SUPER completa! É a primeira que leio sobre o livro, mas você escreveu na medida certa.. sem falar demais sobre o livro, e acabar entregando a estória.. nem falar de menos, que acaba deixando a gente boiando... realmente, mt bem escrita! ;)

    Livros que começam "molengas" realmente desanimam né?! Mas que bom que você continuou e que valeu a pena.. o triste seria se ele tivesse continuado monótono até o final, rs.
    Descrição demais é uma coisa que me mata... claro que o autor(a) tem que falar sobre o lugar, a pessoa, etc. Mas tem que deixar um espaço pro leitor 'imaginar' né?! :S
    Que bom que as cenas de ação são empolgantes! Tô precisando disso, eu acho, hehe... tenho lido uns livros bem mornos...

    Parabéns de novo pela resenha, muito boa! ;)
    Beijos!
    E boas leituras pra você, sempre!
    Amanda
    Lendo&Comentando

    ResponderExcluir
  13. Nossa, super master blaster não gosto de dragões. E essa é uma grande excessão, pq eu AMO a galera!

    ResponderExcluir
  14. Hum, gostei deste livro, deve ser muito legal: dragões, cultura oriental, uma menina se passando por menina pelos preconceitos da época. O problema são os detalhes, eu também me perco fácil quando são muitos, mas acho que vou gostar de ler.

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha!!
    Pretendo ler este livro, pois amei esse lance de uma garota se fazer de menino!! *_*

    ResponderExcluir
  16. Oi Caíque!
    Quando você falou que as primeiras 100 páginas eram monótonas pensei em desistir de lê-lo, mas com o resto da sua resenha fiquei super afim desse livro.
    Também acho que a fonte do título do capítulo deveriam ter uma fonte diferente e maior.
    Ótima resenha.

    Bjss*
    gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. oi,
    achei muito interessante a resenha, e fiquei com muita vontade de ler, me lembra muito a história da Mulan, ou sei lá, pelo menos essa coisa de ela ficar se vestindo de homem.. e eu amo essa história e essas coisas asiáticas.^^

    ResponderExcluir
  18. Esse livro já tinha me chamado atenção, mas agora, depois de ler sua resenha, estou morrendo de vontade de lê-lo. A história parece ser super interessante e original.
    Quanto ao comentário acima, lembrei da Mulan na hora também :X UASHASUASH
    Ótima resenha :)
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Comigo também iria acontecer a mesma coisa numa livraria, a capa não me chama a atenção de jeito nenhum... pelo contrário, é mesmo horrível. Diferente da que você mostra abaixo, que creio eu deve ser de outro país xD Bom, comecei a me interessar a partir da parte que soube que era uma menina se passando por menino, porque a temática dragão também não me atrai =/ Se eu começar a ler um livro só desisto se não tiver jeito mesmo, mas, confesso que como a história custa a engrenar e isso de descrever demais o cenário acaba me fazendo perder-me na história, lê vários parágrafos e depois não saber como anda a história...
    Bom, ótima resenha e parabéns pela sinceridade já que se trata de um livro de parceria. Pontos pro seu blog, porque já li resenhas de livros ótimas,onde os livros na verdade eram uma porcaria =/

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  20. Achei muito interessante este livro: como uma garota de 16 anos se passa por um garoto de 12?
    Quero muito ler para descobrir o que acontece nesta história.
    Ah, e eu concordo com você: também não gostei da capa, mas fazer o que, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Adoro Dragões desde que li Eragon!!!
    Tô doida pra ler, mas como é uma série, vou ter que esperar lançarem todos os livros primeiro! rsrs
    Adoro histórias de magia, essa parece ser ótima. e fico imaginando até quandõ o segredo de Eon não será descoberto.

    ^^

    ResponderExcluir
  22. Adoro magia! To com muita vontade de ler o livro, ele parece ser demais. E também não gostei da capa, mais é aquela coisa né "não julgue um livro pela capa"... Apesar disso, adorei sua resenha :)

    ResponderExcluir
  23. Livros assim são realmente interessantes.
    De começo *pelo nome do livro* pensei que seria mais um daqueles clichês medievais cheio de dragões e espadinhas e ect...
    Mas a resenha realmente instiga a lê-lo *e obrigada por avisar sobre as primeiras cem páginas rs*
    É no minimo diferente termos uma protagonsita que tem de passar por tanta provação!
    e a ambientação é diferente também, é bem raro algum autor/autora escrever uma aventura dese porte em um cenário oriental...

    Tou muito a fim de ganhar esse livro! mas se não ganhar... bem.... eu ainda tenho a opção de algum dia poder comprar!! *o*

    muito obrigada pela leitura agradável

    ResponderExcluir
  24. Olá Caíque

    Como é bom quando agente é surpreendido pelo livro quando ele a princípio não nos atraem e quando lemos ficamos fascinados.
    Ainda não li o livro mas espero em breve fazer isso.

    ResponderExcluir
  25. Venho namorando este livro desde o lançamento e vendo criticas boas e ruins sobre ele, eu particularmente fiqei mais interessada ainda depois que li sua otima e completa resenha. Torcendo para ser a ganhadora.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!