terça-feira, 10 de maio de 2011

[Resenha] Sidney Sheldon - Conte-me seus sonhos

Ashley, Toni e Alette têm duas coisas em comum: São bonitas e suspeitas de cometer uma série de assassinatos brutais. A polícia efetua a prisão, que leva a um dos julgamentos mais inusitados já vistos, com a defesa baseando-se em provas médicas bizarras, porém autênticas. De Londres a Roma, de Quebec a São Francisco, a trama de Conte-me seus sonhos é magnética desde o começo até o final surpreendente. 

Que fique bem claro: essa sinopse de cima foi retirada do Skoob. Quem viu o último "Na minha caixa de correio" sabe o que aconteceu: eu li Conte-me seus sonhos e percebi que o livro é todo baseado em um elemento-surpresa que só é revelado no meio da história. Em outras palavras: se eu resolvesse falar da sinopse e citasse o tal elemento, seria um spoiler tremendo e estragaria a leitura de vocês; se, por outro lado, eu resolvesse falar da trama e ocultasse o elemento, eu faria uma análise assaz incompleta. Assim, eu optei por abdicar dessa responsabilidade, colar a sinopse do Skoob e fazer uma resenha bem mais focada nas impressões que o livro causou em mim. Espero que vocês não se importem.

Em toda a minha vida, eu li, segundo as minhas contas, 19 livros do Sidney Sheldon. É verdade que dois destes foram na verdade escritos pela Tilly Bagshawe - que, com a devida autorização da família do escritor, está dando continuidade ao seu inestimável legado -, mas dizem que as obras escritas por Tilly tiveram como alicerce alguns manuscritos deixados pelo Sheldon, de forma que considero tais livros de autoria dele, também. Mas o que eu quero ressaltar é que esse convívio tão significativo com as obras do autor me deu a oportunidade de conhecer várias de suas faces e fases literárias. Em suma, podemos destacar a existência de dois Sheldons: aquele que foca mais na adrenalina, na velocidade, na imprevisibilidade; e aquele que se concentra na envolvência, na profundidade, no desenvolvimento do apego aos personagens. 

Qualquer pessoa que leu Conte-me seus sonhos vai dizer que o autor optou por uma narrativa rápida e apinhada de suspense. O nosso querido autor de bestsellers fez o que sabia (verbo no passado porque Sidney, infelizmente, nos deixou em 2007) fazer de melhor: construiu uma história que parece se passar em segundos; uma obra com tal poder magnetizante que te impede de ir dormir sem ler mais um ou dois capítulos e avançar mais um pouco na trama; um desenrolar de fatos que te separa do ambiente ao seu redor, faz com que você se posicione lado a lado com os personagens, abrindo a porta quando eles abrem, levando sustos quando eles levam, apavorando-se quando eles se apavoram.
Ela estacionou o carro na garagem e pegou o elevador para o seu andar. Destrancou a porta, entrou e tornou a trancá-la com cuidado. Estava exausta e, ao mesmo tempo, rejubilada. Um bom banho quente, pensou. Entrou no banheiro e ficou lívida. Sobre o espelho do banheiro, alguém escrevera com batom vermelho brilhante: VOCÊ VAI MORRER.
E foi exatamente aí que Sidney pecou. Ao optar por toda essa agilidade, eu tristemente percebi que o autor abriu mão de toda a sua outra face: a que permite que você se apegue e se relacione com os personagens. Tentem compreender: em Conte-me seus sonhos, você muitas vezes se percebe ao lado dos protagonistas da trama; em outras obras, você se encontra dentro delas. Quando um autor é naturalmente superficial, é até aceitável que você não se envolva com suas personagens, porque isso tudo pode até fazer parte de um recurso estilístico para impactar o leitor através do estilo seco - isso acontece em Vidas secas, do Graciliano Ramos, por exemplo. Mas quando você se depara com um escritor que já escreveu romances profundos, envolventes, apaixonantes... Aí você se decepciona. Há personagens do Sheldon que eu conheci em 2008, 2009 e que estão na minha cabeça até hoje, tal a desenvoltura do autor em alguma de suas produções.

Assim, meu pedido é o seguinte: só leia Conte-me seus sonhos em uma das duas situações abaixo: 1) caso você já tenha lido obras profundas do Sidney Sheldon e esteja perfeitamente ciente do incomensurável talento do autor; 2) caso você esteja simplesmente à procura de uma história policial, não de um romance profundo. Se você não se encaixa em nenhuma das duas possibilidades mas mesmo assim quer tentar um contato com o autor, leia O Reverso da Medalha, A Ira dos Anjos ou O outro lado da meia-noite. Conte-me seus sonhos garantir-lhe-á uma primeira impressão péssima, e Sheldon certamente não merece ser classificado negativamente simplesmente por ter cometido um erro.

Título: Conte-me seus sonhos.
Autor: Sidney Sheldon.
Editora: BestBolso (vira-vira Saraiva).
Número de páginas: 294.
Avaliação: 3 de 5.

14 comentários:

  1. Robledo, nunca li nenhuma obra de Sidney Sheldon. Já me deparei com muitos títulos dele na biblioteca de minha escola, porém, sempre dei preferência a outros. Esta não é a primeira vez que você menciona o autor e mesmo que a sua resenha não fale completamente bem dele, eu compreendo.
    Nenhum de nós é perfeito, os escritores não estão isentos disso. Sempre tem aquele livro que você ama e, em contrapartida, um que deixar-te-á completamente decepcionado.
    Nesta semana, lerei A Ira dos Anjos. Gosto do título e da sinopse, depois da sua indicação então...

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nenhum livro dele, mas minha mãe gostava TANTO e eu tenho VÁRIOS livros que eram dela da autoria dele na minha estante, então tenho certeza que algum dia eu vou ler. hoaeihaoeihae. mas nenhum ainda conseguiu me chamar, por que sabe ocmo é, eu cometo facilmente o pecado de julgar pela capa, e não acho nada atrativa nenhuma das capas dos livros dele, mas já ouvi falar tão bem e li tantas boas resenhas (assim como essa sua, que apesar de nao ter gostado tanto, está destacando bastante o talento dele) que tenho que ler algum dia *-* E assim farei, agieugaeiugaeiugaeiugae.

    Beijos, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de pode ler esse livro *o*

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei, vim para avisar que o Critiquinha está de volta!
    Se puder, dá uma passada por lá e dê a sua opinião!

    Beeijos!

    Nataly Nunes
    www.critiquinha.com.br

    ResponderExcluir
  5. 19???
    \O/
    Você ama ele mesmo. Só li 2.

    ResponderExcluir
  6. 19 livros do Sidney Sheldon? Uou...haha
    Gostei da resenha e da sinopse desse livro, até chegar ao aviso no final. =P
    Recomenda algum pra começar?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu tb li todos os livros do Sheldon, inclusive esse do qual fez a resenha. Realmente concordo com vc. Esse livro deixou a desejar. Mas como passatempo vale a pena. Parabéns pela bela resenha!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Infelizmente hoje tenho que discordar de você. Também li vários livros do Sidney tirando os 2 mais novos Quem tem medo do escuro, A senhora do jogo acho que devorei todos os outros e conte-me seus sonhos e o livro que depois de uns 5 anos eu ainda me lembro da história dele. Talvez por meu ponto de vista naquela epoca não ser tão crítico ou por ele ter dado uma reviravolta surpreendente nessa história sei lá ela ficou marcada na minha cabeça tanto que foi um dos livros que eu fiz questão de comprar para minha coleção. Concordo que não tem tanto romance como os outros mas todo mistério e suspense me ganharam. Enfim gostos, cores e amores não se discutem ne. Entre este e Areias do Tempo são dois que eu guardo na lembrança depois de um bom tempo. Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  9. Acho que já disse aqui que nunca li nenhum livro dele, mas achei a sinopse desse interessante.
    Vou seguir sua dica e ler outros livros dele antes de ler esse.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Acho muito legal a temática das histórias, mas acho essas histórias policiais um saco, além do que acho as capas uma coisa...

    Abraços, Matheus.
    - Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  11. fico muito feliz que vc tenha finalmente lido este que foi um livro bastante importante pra mim. não, não aconteceu nada de especial na minha vida envolvendo ele, mas eu realmente adorei a história.
    eu não daria nota 5 tambem, mas pelo fim, achei meio uó, estava esperando um final mais típico do sheldon, e ele fugiu um pouco disso, senti que no final temos a sensação de "ah...poxa :/"

    ResponderExcluir
  12. Tenho vontade de ler sidney sheldon mas acho as capas super chatas!

    bjs, meninos!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. tem que ter muita capacidade pra escrever livros como estes , tão bem elaborados , Sou uma fã de Sidney Sheldon e ainda hoje lamento pela morte do mesmo !

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!