domingo, 29 de maio de 2011

[Resenha] L.J. Smith - Diários do Vampiro #1: O Despertar


Sinopse: Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.


Sou suspeito pra falar de ‘Diários do Vampiro’, bom, era o que eu pensava. Fã da série de TV que é sucesso pela CW, comparei e associei a todo o tempo o livro com a série. Comprei o box antigo com os quatro primeiros livros da série no Submarino numa promoção, e como são fininhos logo engatei a leitura, cada um tem em média de 230 páginas. Complicado dizer mais, essa resenha será mais uma resenha-comparativa, pois não dá para separar as coisas quando estão tão bem envolvidas, ainda mais quando a série é tão viciante.

A escrita é inteligente, Smith alterna entre parágrafos a narração do ponto de vista de Elena e Stefan, o que tornam as coisas mais interessantes, pois ambos têm jeitos totalmente diferentes de ver as coisas e situações, além de suas personalidades. Mas atenuo que gostaria de mais organização sobre isso, há momentos que não percebemos a mudança de ponto de vista, seria melhor alternar capítulos, um para cada um. Outra coisa que ficou bem legal são as lembranças de Stefan, isso dava para perceber perfeitamente, encaixou perfeitamente no texto, tornando tudo mais coeso como um só.

Ela o teria, mesmo que isso a matasse. Mesmo que matasse os dois, ele seria dela.

A história começa morna, o livro é muito iniciativo para tudo que ainda vai – ou deve – acontecer nos livros posteriores. A autora não se arrisca revelando as coisas como são no momento propício, ela alonga e alonga e alonga tudo para que, no último suspiro possível, ela diga o que deve ser falado, ou seja, deixa tudo para o final – o que pode dar a impressão em alguns que ela foi devagar no começo e meio, para correr veloz nos últimos capítulos. Essa agonia nos fatos cria reações no leitor, estimulando a leitura. 
Tudo se passa muito rápido no livro, os personagens não ficam muito tempo em lugar fazendo a mesma coisa, tudo muda muito depressa, esse é o ritmo do enredo. Elena é bem superficial – a rainha do colégio, bem YA – e teimosa, e de cara sabemos que está apaixonada por Stefan, mas é meio estranho que ela se apegue tanto a ele em tão pouco tempo. Os outros personagens são bem legais, com jeitos próprios e que cativam, mas minha personagem preferida foi a Meredith, sempre com suas tiradas irônicas e seu olhar desconfiado, pena que não foi para a série.

- Ei! Eles jogavam futebol mesmo naquela época?
Ele não pode deixar de lançar um sorriso por sobre o ombro.

- Ah, sim. Às vezes com cabeças decepadas de prisioneiros de guerra.

Para quem acha que Stephenie Meyer criou vampiros que podem andar a luz do sol sem se queimar, saiba que estão enganados, pois quando foi lançado em 1991 (o livro só foi lançado aqui no Brasil agora em 2009, olha que doideira) trouxe para nós artifícios que esses seres noturnos usariam para poder andar livremente de dia, usando objetos mágicos, ou no caso do livro, pedras mágicas – o que não foi muito explicado em ‘O Despertar’.
O romance é algo bonito e profundo entre os protagonistas, porém nada meloso e sim intenso, que dá gosto de ver e ler principalmente, porém Elena parece ser totalmente dependente de Stefan, sendo que o conheceu há tão pouco tempo, então fica aquela coisa: de onde saiu essa paixão avassaladora surgiu? Eu hein.

Stefan encostou-se na janela, a testa comprimida em sua frieza. [...] "O mal nunca encontrará a paz. Pode triunfar, mas jamais encontrará a paz.

São raros os cenários que se dão ao luxo de serem descritos, pois como eu disse, tudo parece estar andando rápido demais, é como se toda a história do livro se passasse, por exemplo, em uma semana – e não há ausência de fatos interessantes, pode crer nisso. A falta de espanto de Elena com o descobrimento da existência de vampiros também é assombroso, ela aceita tudo rápido demais e normalmente – lógico, tem toda aquele drama do choque inicial. Realmente parece que a autora quer correr com o livro, como se quisesse que acabássemos logo de lê-lo e pegássemos o segundo volume porque ela tem uma coisa muito legal para nos mostrar. Damon não é nada legal, e realmente nos passa uma imagem de vilão nesse livro, sem medir esforços para tirar Elena de Stefan, queira ela ou não.

Ele inalou deliberadamente o aroma dela para as narinas e deixou que as visões o invadisse, imaginando tudo. Como seu pescoço seria macio, como os lábios teriam a mesma suavidade no início, plantando minúsculos beijos aqui e ali, até que ele chegasse à cavidade dócil de seu pescoço. Como ele se aninharia ali, no lugar onde o coração batia tão forte na pele delicada. E como por fim os lábios dele se separariam, repuxar-se-iam dos dentes doloridos e agora afiados como pequenas adagas, e...

O modo como a obra acaba deixa qualquer um desprevenido, ela acaba exatamente no meio de uma cena, por exemplo, seria como se você fizesse uma pergunta importantíssima para alguém no MSN, e a Internet caísse antes de saber a resposta. E lendo o segundo livro (comecei na sexta-passada a ler ‘O Confronto’) você percebe que foi exatamente isso que aconteceu, continua do ponto exato que o primeiro parou.
Lembro que esse meu ponto de vista, e provavelmente sobre todos os outros livros da série que lerei e resenharei aqui no blog, terão altíssimas influências da série de TV, que vi, viciei-me e conheci primeiro. A maioria dos cenários são um pouco góticos, falando de um conjunto como o clima, a vegetação, os animais – tem um corvo sinistro e tal, que eu já sabia o que era, ou quem melhor dizendo. Essa escrita da Lisa é muito divertida de se ler, porque é muito realista, por mais que seja uma ficção, uma história fantasiosa, tudo parece muito real, tudo que você imagina é incrivelmente concreto.

- Ah... Se eu soubesse o que vai acontecer - disse ela rapidamente, fechando o diário. - Quer dizer, seu eu soubesse que um dia vamos terminar, acho que eu simplesmente acabaria com isso. E se eu soubesse que tudo ia ficar bem no final, não me importaria em nada com o que acontece agora. Mas é horrível passar um dia depois do outro sem ter certeza de nada.

A diagramação é média, não gostei da edição o Submarino enviou que é sem orelha e a capa é lisa, sujeitando-se mais facilmente às marcas e arranhões. Algumas folhas no meio do livro vieram com linhas amassadas também, o que foi um susto para mim que sempre compro lá. Gostei das letras capitulares dadas ao início dos capítulos, é bem diferente da maioria dos livros atuais que só começam na mesma fonte. A capa é bem inteligente, e representa o personagem Stefan – no segundo livro, ‘O Confronto’, o personagem de capa é o irmão dele, o Damon. Gosto de séries que criam um padrão na capa dos seus livros, é uma marca favorável à divulgação e tudo mais.

Foi ótimo ver como os personagens que eu já amava na série são “no original”, como eles “deveriam” ser lá também, os que faltaram e as diferenças entre ambas as obras. Prefiro a Elena da série, morena – sem estereótipos, eu sei, mas até que tem bastante no livro – e interessante. Recomendo sim para todos, que viram/gostam ou não a série. Não é só uma das percussoras de ‘Crepúsculo’, é muito mais que isso, tem toda uma história interessante e empolgante por trás. Se eu fosse você, corria para a livraria e para locadora, compre e alugue o mais rápido que puder. Ainda prefiro a série, mas acredito no poder de ‘The Vampire Diaries’, que ‘O Confronto’ – que já começou superbem e eletrizante que não parei de ler na sexta-feira – seja o passo da largada para eu gostar dos livros tanto quanto da série. Afinal, coração de blogueiro literário é igual ao de mãe, sempre cabe mais um livro.

- Foi por isso que veio para cá? Para me torturar?
Eu tenho sigo misericordioso com você, irmão. Muitas vezes você foi meu para a morte, mas sempre poupei sua vida. Mas desta vez é diferente.

Damon se afastou da árvore de novo e falou em voz alta.

- Estou lhe avisando, Stefan, não se oponha a mim. Não importa o que vim fazer aqui. O que quero agora é Elena. E se tentar me impedir, eu o matarei.

- Pode tentar.

Título: "Diários do Vampiro #1: O Despertar"
Autora:
L. J. Smith (Lisa Jane Smith)

Editora:
Galera Record

Número de páginas:
236

Avaliação:
4 de 5

13 comentários:

  1. "A autora não se arrisca revelando as coisas como são no momento propício, ela alonga e alonga e alonga tudo para que, no último suspiro possível, ela diga o que deve ser falado, ou seja, deixa tudo para o final – o que pode dar a impressão em alguns que ela foi devagar no começo e meio, para correr veloz nos últimos capítulos"

    Pura verdade, concordo plenamente, parece que nas últimas páginas ela lembrou de um monte de acontecimentos e os espremeu em alguns parágrafos.

    "Os outros personagens são bem legais, com jeitos próprios e que cativam, mas minha personagem preferida foi a Meredith, sempre com suas tiradas irônicas e seu olhar desconfiado, pena que não foi para a série."

    Também gosto dela, fiquei abismada quando não a vi. A série é bem diferente do que o livro. Na série a elena é mais humana ^^

    "tem um corvo sinistro e tal"

    Bota sinistro nisso, ô bixinhu estranho

    "A diagramação é média, não gostei da edição o Submarino enviou que é sem orelha e a capa é lisa, sujeitando-se mais facilmente às marcas e arranhões."

    Putz, me dá um treco quando vejo que o livro vem sem orelha. Esse é o lado ruim de comprar pelo Submarino.

    Simplesmente adorei a resenha! Bem ojetiva. Ah, eu achei os personagens um pouco diferente na série e sinceramente prefiro os de lá. Também prefiro a elena simpática e morena do que a loira fútil e convencida.

    Beijos
    Sucesso
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkk, amei a última frase "Coração de blogueiro literário é igual ao de mãe, sempre cabe mais um livro" haoehaoeiha. é a mair pura verdade! Bom, sobre a resenha... Eu já li toda a primeira parte da série de livro e Anoitecer, porém não gostei nem um pouco x_x A única coisa que é melhor que na série pra mim, é a Meredith, ela TINHA que estar na série e tenho esperança de um dia ainda a colocarem lá :( rs. Achei os livros chatos, sinceramente x_x e poderia até me irritar com a série por ser tãaaao diferente, mas não consigo, eles melhoraram TODOS os personagens! Não consigo ver Elena loira e Damon chato como é no livro (principalmente em anoitecer xx) kkkkkkk Mas adorei sua resenha, sempre muuuuuito bem escrita =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter um trauma com vampiros depois de crepúsculo, quero ler essa série! KASJKLDJSAL

    Tem uma promoção muito bacana la no blog, você pode ganhar até 4 dvd's do seus livros favoritos! Confere lá! http://migre.me/4Fy4H

    Beijão, Kamila!

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sua resenha só me deu mais vontade de comprar aquele box. u_____u To louco para começar a ler essa série e agora só piorou. SHUAHAUSAUHSAUHSUHA .

    http://checkthis-book.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Resenha espetacular, amigo, como sempre.
    Veja bem, também sou suspeita a falar porque sou apaixonada pela série e conheci a série de TV primeiro.

    Espero realmente que os livros só melhorem como a série, porque quase tive um negócio com esta season finale.

    Alguns pacotes do submarino, que eles colocam em promoção, já fiquei sabendo que vêm assim, sem orelha e tal. Por isso, prefiro não comprá-los assim. Em todo caso, a série vale a pena o//

    Beijos, meninos =*

    This
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  6. Caíque, achei a sua resenha ótima!
    Você ressaltou muitos fatos interessantes da série que eu desconhecia.
    Tudo foi falado. A escrita, a história, as vantagens e as desvantagens, a diagramação, o trabalho artístico... UFA! haha
    Mas confesso que eu tenho um preconceito contra a série. É triste, eu sei, mas é mais forte que eu. Não é o tipo de livro que leria agora.
    Valeu pela resenha!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  7. Nossa, AMEI sua resenha! Super, hiper, mega completa!
    Comprei o box esses dias e confesso que estava meio sem coragem pra ler. Eu não acompanho a série, assisto as vezes, não como sequência. Assisto tudo "pigado" e fico boiando de vem em quando u_u. Mas sei de algumas coisas, sem falar também que tenho algumas amigas/amigos que amam TVD e eu vejo eles comentando e acabo sabendo de muita coisa, hehe. Enfim... sua resenha me motivou! Eles estavam na base da minha lista de livros pra ler, mas confesso que agora eles subiram uma posição! \o/ huhu.. vou esperar um pouco e conferir as resenhas dos próximos livros! Tomara que todos sejam bons!! ;)

    Beijos! & boas leituras!
    Amanda.
    Lendo&Comentando
    http://lendoecomentando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Hey, Caíque.

    Eu gostei do livro, mas acho o seriado muito melhor. Mas a série foi boa... até o livro 4. Por mim, teria acabado aí. O livro 5, Anoitecer, achei muito sem noção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro na estante a um tempão, e acredita que ainda não li?
    Desanimei um pouco graças as tantas resenhas negativas que já li... Mas está na fila! :)
    Adorei sua resenha.
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Consegui um tempinho a vir ver vocês. O que dizer sobre essa série estou entre o Amo e Odeio sabe..Explico porque li primeiro o livro e criei todas as cenas na minha cabeça li até o terceiro se não me falha a memoria (e digo que cada vez fica melhor)e depois fui ver a série e minha decepção foi muito grande sabe. Porque como você deve ter percebido as coisas são muito diferente da série para o livro ne? Ai sei lá fiquei entre o Amo e Odeio. Vi essa promoção no submarino mas ainda não me atrevi a voltar e comprar estou esperando um tempo para passar o back mas vale a pena sim e uma história bem interessante.
    PS: Gostei mais da Elena do que da Bela(crepusculo) pelo menos ela sabe o que quer e o carinha morde ela de primeira...rsrsrsr
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  11. Olá, Caíque!
    Já li os quatro primeiros livros dessa série, mas me decepcionei muito e preferi não acompanhar a continuação que foram lançados recentemente pela Galera Record rs.
    Mesmo assim, adorei a sua resenha!!
    Bjs.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  12. OI Caíque!
    Latmbém li esse livro, mas não gostei muito não. Da série da televisão eu só vi alguns episódios e não me chamaram muito a atenção.
    Também prefiro a Elena morena. Ela loira é muito esteriótipo.
    Também não entendi essa paixão repentina de Elena por Stefan. Fala sério! Ele nem é tudo isso...

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu li até o 3° livro desta série e adorei, pesar de antipatizar com Elena, principalmente neste livro. Bjs, Rose;D

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!