segunda-feira, 9 de maio de 2011

[Resenha] Ally Condie - Destino

Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


O tão famoso e bem comentado “Destino” de Ally Condie entrou em minha vida, como muitos dos livros que leio atualmente, em uma resenha. A Mari do “A Leitora” ganhou um exemplar do mesmo bem antes do lançamento agora em Abril, como muitos outros blogs, para ler e ir divulgando o livro, o que deu bastante certo. A sinopse, como podem ver acima, vende bastante, pois é misteriosa e instigadora. Mas não esperem isso da história em si.Cassia é uma protagonista morna, que não desenvolve sua obediência total à Sociedade em revolta pelos próprios direitos gradualmente, ela surge de repente com tudo isso no final. Os outros personagens não igualmente desinteressantes, nenhum vai tirar risadas ou falar algo que te fará refletir em algo por muito tempo. Assim, o leitor não se vê na história, muito menos reconhece alguém de seu cotidiano.
Será que se apaixonar pela história de uma pessoa é a mesma coisa que se apaixonar pela própria pessoa?
O cenário é exacerbadamente normal e pouco detalhado, não entramos realmente no lugar onde a personagem está, e isso interfere no gosto pela obra totalmente. Escrito em primeira pessoa, o livro cria uma conexão com a personagem bem forte, realmente entendemos quando ela diz algo que está sentindo, ou pensa uma coisa, mas não sentimos pena ou alegria por ela, há essa ligação sem identificação.
A Sociedade parece um governo impessoal e injusto, e é revoltante ver que ninguém luta contra esse sistema, todos só ficam de “cabeça baixa” obedecendo tudo que lhes é ordenado. A falta de acontecimentos valorosos, que mexam com a história, deixa muito a desejar, porque o comentário comum que eu poderia dar é: chato. Já o comentário como blogueiro: monótono. O livro se resume a isto, Cassia decidindo se fica com Xander, seu par e amigo, aceitando a segurança da Sociedade e tudo que ela impõe em sua vida, ou se fica com Ky, seu vizinho reservado, a total insegurança. A sinopse, que como eu já disse vende superbem, ilude os leitores que haverá essa disputa, essa dúvida entre os dois. Mas não há, com exceção de alguns poucos capítulos. Cassia está ligada a um deles, o qual ela escolhe no final – sem spoilers por favor – e é óbvio que ela irá escolhê-lo desde o começo do livro.
Todo esse clima criado pelo controle que a Sociedade detêm sobre a população é totalmente verdade, há coisas inteligentes como o controle de comida, onde cada um recebe a refeição que melhor irá nutri-lo, com as calorias e nutrientes certos e especificados para cada um, há coisas duvidosas como o controle da cor das roupas, dos modelos das roupas, da limitação das 100 coisas – a Sociedade separou 100 músicas, 100 livros, 100 pinturas, 100 “tudo” para guardar e usar como “cultura” e todo o resto foi destruído – e outros aspectos realmente chocantes, como a escolha do seu par para toda a vida, a escolha das suas atividades recreativas e a idade exata que você deve morrer.
Hoje é domingo. Meu avô faz 80 anos, e por isso vai morrer esta noite.
O grande ponto negativo da obra é essa monotonia, essa falta de ação, nada de interessante acontece para prendê-lo ao mesmo, para fazer com que você passe as páginas mais rápido para saber logo o que irá acontecer, o que torna a leitura realmente chata. Vi que muitas pessoas na blogosfera culpam a “chatice” por ser o primeiro livro da série, ser a apresentação e tudo mais, porém não há desculpa. “Feios” é muito similar a “Destino” e, de sua metade em diante, coisas interessantes acontecem e te prendem a ele, e é o primeiro livro da série homônima, então não tem desculpa. Queria muito ter gostado de ler o livro e de estar ansioso para ler a continuação, mas não estou nem um pouco. Lembrando que aqui estou expressando a minha opinião sobre o livro e nada mais ok.
A estrutura do livro é muito bem desenvolvida, a diagramação, a disposição dos capítulos, tudo veio perfeito sem erros gramaticais, manchas, dobras, tudo certo mesmo, um pontão para a editora.
O modo de escrita de Ally é o que me segurou um pouco mais à obra, ela aponta para o que quer sem detalhar o físico, ela fala e fala só de coisas abstratas. Outra marca de sua escrita, muito bem colocada por sinal, é a realidade que deu à protagonista quando ela estava em determinada situação e algo fazia lembrar-se de outra situação passada, e ela descreve para o leitor como se estivesse vivenciando aquilo naquele exato momento, isso te situa um pouco mais na história. A temática envolvendo os comprimidos azul, verde e vermelho é bem interessante, e todo o rumor que eu li em outras resenhas sobre o comprimido vermelho vem por água abaixo no fim do livro. Sem pontos altos e baixos num constante nível de importância dos acontecimentos, “Destino” não me atraiu, aliás, frustrou-me bastante. Pode ser que toda essa minha decepção em excesso seja proveniente das expectativas que criei, de quanto eu o queria e do quanto falam bem do mesmo na blogosfera. Tudo isso se acumulou para a decepção já citada. Não recomendo e dou a menor nota que já demos aqui no blog para o livro. Por mais que a autora escreva bem, não o recomendo de jeito ou maneira. Trata-se de mais uma ficção monótona, chata e vulgarmente falando, “sem sal”. Eu não acho justo dar uma nota legal só porque o livro foi bem escrito quando não há uma boa história bem desenvolvida. O design do livro é ótimo, a capa é linda e tem um significado todo especial com o conteúdo, parabéns à editora.
Cassia tem seu destino controlado pela Sociedade? Claro. Cassia fica dividida em escolher da maneira que pode Ky ou Xander? Talvez. Cassia é a protagonista de um livro super-legal e empolgante? Qual você acha que é minha resposta dessa vez, sociedade?
Uma vez que você quer algo, tudo muda. Agora eu quero tudo. Mais, e mais, e mais.
Título: Destino
Autora: Ally Condie
Editora: Objetiva (Selo "Suma de Letras")

Número de páginas: 239
Avaliação: 2,5 de 5

15 comentários:

  1. Uau! Isso sim é uma crítica.
    Pensei que o livro fosse muito bom, já que a maioria das resenhas na blogsfera sempre dizem coisas positivas sobre ele, mas depois de ler a sua fiquei com um pé atrás com relação ao livro.
    Talvez eu leia, só para ver como é essa sociedade que parece ser bem interessante e fazer uma análise tentando traçar paralelos (se existirem) com a nossa sociedade. Esse negócio da Cassia ficar entre um e outro realmente não parece atrair muito. O que mais me chamou a atençao foi a descrição da sociedade e lerei esse livro apenas por isso.
    Você realmente pode não ter gostado por ter criado muitas expectativas em cima dele. Isso acontece comigo de vez em quando, por isso gosto de pegar o livro sem muitas esperanças de que ele seja bom, pois assim ele pode me surpreender (por ser muito bom) ou não me deixar tão decepcionada (quando ele é ruim).

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente a capa, o book trailer e a sinopse me deixaram com muita vontade de ler o livro. Sem falar nas resenhas empolgantes que li.
    Porém a sua foi tão convincente em relação à monotonia da história... Se eu ainda for ler Destino, o certo é que não será logo. Acabou aquela ansiedade.

    Beijos
    Tarsila
    Desalienando

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Nossa....eu li várias coisas desse livro por ai e todo mundo falou super bem dele nunca tinha visto uma opinião assim mas acho importante também. Sabe que aconteceu a mesma coisa comigo e com o Fallen eu ouvi falar tão bem todo mundo divulgando e tal fiquei louca alguns meses para comprar e quando comprei achei terrível tipo não era nem 90% do que o povo dizia...Talvez com esse seja o mesmo. Vou comprar e lê-lo mas agora já sei para não ir com mutia sede ao pote.EHEHE
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO EM TUDO QUE VC DISSE! Sério, eu esperei um livro bem melhor.. e tbm me decepcionei bastante por ele ser tão monótono!

    Beijocas :*

    ResponderExcluir
  5. Nossa vi tanta gente falando bem desse livro D:
    Mas acho legal quando as críticas positivas e negativas são apresentadas.
    Mas ainda sim quero comprar, ou talvez ganhar haha

    ((TUDO POR UM LIVRO))

    ResponderExcluir
  6. Não é a primeira vez que vejo alguém dando uma nota baixa para esse livro. Muitos dizem que realmente a sinopse e a bela edição do livro vendem muito, mas infelizmente não passa disso. Tinha muitas expectativas para Destino, mas todas foram se acabando a medida que lia as resenhas dele. Hoje ele já saiu da minha meta de leitura e não vejo nada que me fará lê-lo tão cedo. Vamos esperar pela continuação, quem sabe faça valer realmente a série.

    ResponderExcluir
  7. Bem, começo pela capa, que ando doida pra analisar, mas preciso conhecer a história e suas entrelinhas ^^

    Gostei da resenha crítica, amigo. Deu mais vontade de ler =)

    Como rebento de Humanas (yeah baby), sempre vou analisar obras do tipo pelo contexto sociológico e, quem sabe até filosófico. Por isso, a ideia do livro me fascina. A seleção de 100 elementos, esse controle exercido sobre a sociedade e essa espécie de submissão das pessoas ao sistema... *.*

    A mim, o tema atrai XD

    Beijo, beijo!

    This
    Canto e Conto

    ResponderExcluir
  8. ADOREI *-* Nossa, eu estava SUPER ansiosa por essa resenha depois que ouvi que voc falaria mal do livro e não me decepcionei, hoaehoaiehoiahe. Foi maravilhosa! Eu ainda tenho a esperança de gostar MUIIITO desse livro, porque eu sou louca por capas (dã) e essa de Destino é tudo deb om *-* Quase roubei o de uma amiga minha hoje :D HIAUHAIUHA. Enfim, eu quero muito lê-lo, porque sua resenha me convenceu de que o livro nao é tudo isso que andam falando, e eu realmente PRECISO tirar minha opinião (e ter essa maravilha de capa na minha estante, kkkk )

    Beijos! Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  9. sobre a capa o parabéns à editora seria só por tê-la mantido, né? pq essa é a capa gringa também.

    Acho que se a forma da autora escrever é como vc falou, dificilmente o livro seria tão extremamente boring. Beeeem pra frente quendo eu o ler eu dou uma opinião mais sólida, ahhaha..

    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Alô... eu fiquei surpreso com sua resenha. De todas que li, foi a que mais apontou falhas no livro de Ally Condie.
    Desde que ouvi falar pela primeira vez sobre Destino, já fiquei antenado em todas as informações que surgiam na web. Participei de várias promos, mas não ganhei nenhuma. Acho que quando eu conseguir lê-lo, o livro já vai estar meio ofuscado...
    Abraços.

    Jonathan Henrique, do Blog No Mundo de Alguém.
    @Jonathan_HGF

    ResponderExcluir
  11. Caíque, acho que não foi realmente uma surpresa você ter tido tanta aversão ao livro.
    Eu sempre tive as minhas dúvidas em relação a ele. Primeiramente, porque não sou chegada em histórias futurísticas. Muito pelo contrário, gosto das antiguidades. E também, apesar de a sinopse ser atraente, ela tem um quê de superficialidade que me faz torcer o nariz.
    Não digo que desistirei do livro. Quem sabe algum dia não o leia? Mas que eu estarei duplamente exigente, não tenha dúvidas.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  12. Pela sinopse, achei genial a idéia dessa Sociedade controlando tudo... Renderia uma história incrível se ela não girasse somente em torno de um romance, o que parece acontecer. Fico na dúvida se compro ou não por isso, e sua resenha me deixou com um pé atrás agora... uashsau. Ficou ótima. :)
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou com "Destino" aqui, mas ainda não tive um tempo pra começar...
    Sempre ouvi falar muito bem sobre ele, um bom tempo antes do lançamento nacional.
    Gostei da resenha! A impressão que eu fiquei é de que é um "Feios" mais fraco. haha
    Ma ainda assim vou ler pra conferir e tirar minhas próprias conclusões. =P
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Demais sua resenha. Muito sincera. Vejo muita gente falando bem desse livro, mas fico me perguntando se é pq ganharam o livro da editora e aí ficaram sendo parciais nas resenhas. Vc demonstrou coragem ao fazer uma resenha sincera sobre um livro badalado. Meus parabéns!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  15. O Robledo já está acostumado a me ver reclamando deste tipo de literatura, tão em moda hoje em dia.
    Entendam que eu não sou contra coisas que estão na moda, nada disso! Até porque, estas são chances de descobrir coisas novas. Mas esta manoia de escrever histórias misteriosas cujos personagens principais são muito jovens e que envolvem paixões misteriosas e afins, pra mim são muoto fracas. (Exceto o tão amado Harry Potter, que eu não gosto nada, mas respeito muito), por isto, não é uma regra.
    Vi este livro, Destino, em muitos blogs e também no topo dos mais vendidos em todas as livrarias, li sinopses, críticas e nada, NADA me atraiu. Definitivamente não está na minha lista, o que não significa que eu jamais irei lê-lo, afinal sigo a seguinte linha: "Penso, logo, mudo de idéia".
    Quanto a essa coisa de um governo dominante que escolhe exatamente tudo o que a população consome em termos de comida, cultura e estilo de vida, senti ai uma leve influencia de George Orwell e seu Big Brother de 1984. Se esta minha desconfiança tiver fundamento, tenho uma opinião dupla:
    1) Ser influenciado por G. Orwell é uma honra.
    2) Usar essa influência pra algo tão fraquinho, fazer ISSO com a obra de G. Orwell é uma heresia sem igual.

    Estou adorando essa nova geração de leitores, que deixa um pouco de lado os video games, as maquiagens e os CDs do Justin Bieber, pelo menos por meia hora todos os dias, pra se dedicar a um livro, afinal nossosm gostos vão se moldando com o tempo e conforme crescemos, nos interessamos por mais e mais autores e stilos, porém acho que os escritores deveriam tomar cuidado porque estão se tornando cada vez mais repetitivos e previsíveis.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!