quarta-feira, 2 de março de 2011

[Resenha] Becca Fitzpatrick - Sussurro

Oi galera, tudo bem? Meu nome é Caíque Pereira (foto à esquerda), tenho 15 anos e sou o novo colaborador daqui do blog Livros, Letras e Metas do meu amigo Robledo. Em breve vocês poderão saber mais sobre mim na página "Sobre o blog" que ainda está em construção, mas eis uma prévia: sou bookholic assumido, amo séries de TV e rock-pop e pop internacional. Fui o primeiro a participar do "Você Resenha" aqui do blog onde resenhei o livro "Onze Minutos" de Paulo Coelho, vale a pena dar uma olhada para mudar completamente o seu pensamento sobre esse autor (para isso clique aqui). Esta é a minha primeira resenha oficial como colaborador, e o livro da vez é o tão comentado "Sussurro" de Becca Fitzpatrick, espero que gostem e comentem ao final!
Havia tempo que eu cobiçava o livro Fallen, tanto pela divulgação em demasia no Twitter e pelas sinopses que eu havia lido, todas exalavam um perfume chamado mistério. Um amigo meu (que por acaso é o Robledo, dono deste interessante blog) havia me dito que tinha visto atrás de um ônibus uma propaganda do livro e o slogan era o seguinte:
Se você gosta de vampiros, espere até conhecer um anjo.
Isso me deixou ainda mais alerta para o livro, então acabei ganhando (depois de muito pedir, admito) a uma amiga, e o devorei o mais rápido que pude. Ao final, o sentimento de frustração me tomou, pois o livro não se desenrolou conforme eu esperava. Então, entregando os livros na FAETEC, minha amiga Letícia me indicou o livro “Sussurro”, que de acordo com ela era muito melhor que Fallen. Depois de um receio, resolvi ler o livro, e após alguns capítulos, já detectava ser melhor que Fallen, apesar do mesmo foco fictício: anjos caídos

Capa americana do livro
Nora Grey é uma garota comum de Coldwater, Maine. Ela nunca se sentiu atraída pelos garotos de sua escola, até que o garoto novo de sua classe, que aparentemente nunca falava nada, resolve se envolver em sua vida, tornando-a repentinamente mais interessante. Patch é o exemplo perfeito do cara pelo qual as garotas sentem aquele tipo de atração, atração pelo perigo, e isso faz com que Nora tenha um pé atrás com ele, sempre, mesmo com o apoio de sua melhor amiga Vee, para que os dois fiquem juntos. Então tudo começa a ficar mais difícil, coisas inexplicáveis começam a acontecer, um louco/a parece tentar matá-la e começa a perseguí-la, e acaba atacando Vee também, com sérias consequências. E a desconfiança, o medo, a mais remota possibilidade de que o misterioso e sarcástico Patch esteja por trás do maníaco com a máscara de ski pode acabar com a esperança de que fiquem juntos. É então que Nora começa a desconfiar de uma outra coisa ligada a Patch, um segredo obscuro e que ela não deveria conhecer, algo perturbador e totalmente surreal, que põe em risco sua vida e das pessoas que ama, vendo-se no meio de uma antiga guerra entre imortais e aqueles que sucumbiram, e uma simples escolha errada de lados por decidir tudo em um estalar de dedos.


Ele disse, “Embora você prosperasse nas três escolas, você as desdenha por serem um clichê em realização. Julgar é sua terceira maior fraqueza.”
“E minha segunda?” Eu disse com bastante raiva. Quem era esse cara? Essa era algum tipo de piada perturbadora?
“Você não sabe como confiar. Eu retiro o que disse. Você confia – só que nas pessoas erradas.”

Becca Fitzpatrick

Com uma leitura fácil e um ritmo nada lento, a norte-americana
Becca Fitzpatrick desenvolve sua trama baseada mais em problemas de jovens do que em um amor fantasioso e forçado (como acontece em Crepúsculo, em minha opinião), tudo se solta muito mais prazerosamente e você tem a chance de montar um quebra cabeça juntamente com a protagonista, até a verdade final ser revelada.





“Maior sonho?” Eu estava orgulhosa dessa porque sabia que iria aturdi-lo. Ela requeria premeditação.
“Beijar você.”
“Isso não é engraçado,” eu disse, segurando seus olhos, grata por não ter gaguejado.
“Não, mas fez você corar.”

Os personagens possuem perfis comuns e divertidos, e não é difícil lembrar de algum amigo ou conhecido por suas atitudes, o que deixa a leitura muito mais interessante e receptiva. Você acaba por ler uma frase qualquer e saber automaticamente qual personagem teria falado aquilo, o que é uma grande façanha para nós autores (um dos meus maiores dilemas ao escrever meus livros é dar aos personagens personalidades icônicas, mas isso não vem ao caso agora).

“Você admite que está fazendo isso de propósito?”
“Isso?”
“Isso – me provocando.”
“Diga ‘provocando’ novamente. Sua boca fica provocativa quando você faz isso.”


Vee estava na dieta da fruta roleta-da-cor. Três frutas vermelhas por dia, duas azuis, um punhado de verdes...
Ela levantou um chip de maçã, examinando-o de frente e de costas.
“Que cor?” eu perguntei.
“Verde-maçã-de-fazer-vomitar-ovas-de-peixe. Eu acho.”

Não é um romance escancarado, é mais um jogo de farpas e estratégias, onde os sentimentos são mantidos até o limite por baixo dos panos. Desde o começo sabemos que Nora e Patch ficarão juntos, mas as piadas, ironias e sarcasmo que envolve os dois são engraçados o suficiente para fazer nós nos apaixonarmos pelos personagens. Nora tornou-se quase uma heroína para mim, e não acaba a lista de leitoras que eu conheço que são apaixonadas perdidamente pelo Patch. Mas eu não gostei de algumas coisas, como aquele clichê básico de high school americano com a garota popular e malvada, o Patch para ser irresistível ter que possuir um corpo perfeito, e um dos personagens – não vou revelar tantos spoilers assim pessoal, relaxem – manter-se muito calado e indiferente em grande parte da trama, pois isso só deixou na cara que coisa boa ele não era, e que seria um possível vilão, o que acaba por se confirmar. 

Fora isso, não há do que reclamar, as séries estão aí com tudo e o segundo livro, chamado “Crescendo” acabou de ser lançado (11/02/11) e estou ansioso para comprá-lo, e o terceiro livro, que deve ser lançado em outubro deste ano nos EUA se chamará “Silence”, um provável “Silêncio” como título do terceiro volume da série Hush Hush (expressão americana equivalente a um sussurro, daí o nome). 

Vale a pena ler sim se você quer se desvirtuar de romances fracos e vampirescos, se gosta de um mistério e um suspense, com uma base romântica divertida e uma leitura nada complicada, eu realmente recomendo. Boa leitura!

Título: Sussurro - Hush Hush
Autor: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Número de Páginas: 264
Avaliação: 4 de 5

12 comentários:

  1. Primeiramente: Bem-vindo ao bloooog!!!!
    Fiquei muito feliz pela notícia, pq realmente gostei da resenha que você fez sobre Onze Minutos, realmente muito legal ^^
    E, como já era de se esperar, gostei desta resenha :)
    A verdade é que quero ler Sussuro mais por causa do Patch, quero ver se ele é o que as meninas vivem falando... ai, ele é um sonho, EU AMO O PATCH, wohooo!
    Pq sinceramente? Nem sei se vou gostar muito do livro, não sei se é meu estilo. Porém, só de saber que não é tão forçado (como Crepusculo), já fico feliz, <3
    Adorei a resenha, bem show ^^
    OBS: tenho medo de ler Fallen, pq eu amo tanto a capa, e odeio quando livros com capas maravilhosas nos decpcionam... :/
    Enfim, parabéns e mais uma vez muito bem-vindo!
    Boa sorte com essa vida de blogueiro, hahaha :D
    OBS PARA O ROBLEDO: ainda adoro a aparência do blog, UHAUHUAHUA... azul <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha, li o livro e tive as mesma opiniões que a sua!

    ResponderExcluir
  3. Oi Caique.
    Seja bem vindo!
    Ouvi muitas pessoas falando mal sobre Fallen, mas pra tirar a dúvida e ter a minha própria opinião sobre ele acabei comprando, mas ainda não li.
    Tenho o Sussurro em e-book e em breve também lerei, mas, ao contrário de Fallen, li várias críticas positivas. Ele parece ser realmente bom. Fui num evento do lançamento de Crescendo (sem ter lido Sussurro!) e por tudo o que foi dito fiquei realmente interessada nessa série.
    No Brasil o título do terceiro livro vai ser 'Silêncio' mesmo, se eu não me engano. Espero poder ler os dois primeiros antes que ele seja lançado. xD
    Parabéns pela resenha. Está ótima.

    bjss*
    livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi meninos,

    Passando para retribuir o comentário no Viagem Literária e conhecer o blog.

    Caique, eu amo sobrenaturais, leio todos e Sussurro eu amei. Ainda não li Crescendo mas já está lá em casa na fila.

    Robledo, leia Apátrida é mutoooo bom, triste mais lindo e retrata muito bem o horror da segunda guerra. Vai ter promoção dele no blog, vc pode tentar mais uma vez rsrs. A autora está com promoção no blog dela tbm, de venda a R$26,90.

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Gostei qdo vc citou que no livro há "jogo de farpas e estratégias". Acho muuuuito atraente. ^^
    Embora não seja fã da série, fiquei curiosa depois disso!
    Ótima resenha! E seja bem-vindo! =)

    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pois é, e eu que estou fazendo promoção de livreto no Felizvros nem li ainda, hahaha... mas não vai demorar muito até que eu leia. Seja bem vindo, Caíque. Espero que você seja menos ridículo que o Robledo e não roube os livros dos outros nos sorteios, hahahaha...

    Brincadeiras à parte, adorei a resenha!

    beijos!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha *-* continue postando muito bom ;D

    ResponderExcluir
  8. Seja bem vindo Caique.!!
    Adorei a resenha.
    Adorei Sussurro, se tornou um dos meus livros favoritos.
    Eu tenho Fallen, mas ainda não li. Dizem que Sussurro é melhor mesmo :x

    Não assistir O Discurso do Rei ainda. Mas quero e muito, gosto bastante do Colin, da Helena e do Geoffrey.
    bjs

    Nana
    ObsessionValley

    ResponderExcluir
  9. Bem vindo ao blog, Caíque!
    Quero muito ler esse livro, embora não fã de sobrenatural, ele é muito comentado.
    Tarsila
    DeSaLiEnAnDo

    ResponderExcluir
  10. Caique!! parabpens pela resenha, gostei demais!! Começou com tudo!
    adorei o modo como vc escreveu... eu gosto mt de Sussurro tb e acho que vc vai gostar ainda mais de Crescendo.. além de ficar morrendo de curiosidade para ler Silence, pq vou te contar... parei!
    Interessante vc falar do 'clichê básico de high school americano ' eu fiz um post sobre isso e vai estar disponivel na terça (08/03)
    Tente ler, pq falo justamente sobre isso....
    Aguardo mais resenhas!
    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Bem-vindo ao blog, Caíque (a mais atrasada aqui)!
    Ainda não li Sussurro, mas acho que também iria gostar. Ótima resenha :D
    http://tudo-por-um-livro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha!
    Estou louca pra ler sussurro!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!