sábado, 12 de março de 2011

[Parceria] Flávia Cristina Simonelli

Viemos aqui, hoje, por uma causa nobilíssima: anunciar a primeira parceria do Livros, Letras e Metas com um autor. A Flávia Cristina Simonelli nos recebeu com notável boa vontade e se dispôs a enviar um exemplar do seu livro Paixão e Liberdade, para que possamos resenhá-lo e divulgá-lo a todos que frequentam esse nosso pequeno espaço literário. Como é de costume na blogosfera, hoje dividiremos com vocês algumas informações sobre a autora e sobre a sua obra, de forma a aproximá-los mais da nossa primeira parceira.

Flávia Cristina Simonelli vem lá do estado de São Paulo. Ela é formada em Letras e em Administração, e estudou no colégio Dante Alighieri. Em 2001, ela iniciou seus estudos em antroposofia - uma ciência/filosofia criada por Rudolf Steiner, também chamada de ciência espiritual, que visa a levar o ser humano a conhecer mais sobre si mesmo e sobre sua relação com o Universo (leia mais sobre antroposofia aqui e aqui). Concluiu pouco depois sua formação em Pedagogia Curativa e Terapia Social. Em 2008, ainda mais interessada em aprofundar seus conhecimentos acerca da maneira como a vida humana se desenvolve a partir das leis biográficas, começa a cursar Formação Biográfica pela Escola Livre de Estudos Biográficos.

Seu romance de estreia, A Porta, foi publicado pela Editora Totalidade e, segundo a autora, conta uma história da busca de uma compreensão mais humana e espiritual para nossa existência.

 O livro que Flávia nos vai enviar para resenha é o segundo de sua produção literária, e se chama Paixão e Liberdade, tendo sido publicado pela Editora Novo Século. Confira a sinopse disponível no site oficial da autora, juntamente com um trecho do primeiro capítulo da obra:


Isabel e Camila estudaram juntas na faculdade e se reencontram vinte anos depois. Camila volta da França para lhe contar uma culpa que carrega. Alta executiva, vendida ao poder, rompe com seu passado corporativo e vai a uma comunidade na Irlanda, fase rica e cheia de descobertas em que conhece Anna, a midwife, tornando-se também parteira. Adota um menino, casa-se com um médico sem fronteiras, mudando-se para a França. Nathan, seu marido, a vê como mulher ideal, cheia de valores e desconhece o peso que a atormenta. Assim, sua última atitude transmite dubiedade: terá ela sido amedrontada ou corajosa? Intentava se reconciliar com Nathan ou ao menos se confrontar com a realidade?

Isabel conta também sua história. Viúva, separada e apaixonada por Fabrizio, professor de inglês, homem indeciso de meias palavras. No entanto, ele lhe revela seu lado secreto: suas esculturas. Isabel, envolvida em paixões por toda a vida e percebe o quanto esses sentimentos a aprisionam. Encontra a liberdade pela Arte, a literatura.

Existem algumas surpresas no final.O romance termina de maneira instigante em que as histórias se misturam, por meio do recurso metalingüístico de reescrever o final de Camila através da lente ficcional de Isabel.
Foi então que comecei a ouvir o que Camila queria me contar, sabendo que era uma chance de olhar para sua história sob outros ângulos, diferentes daqueles que eu conhecia até então. O que eu não sabia é que, diante de Camila, acabaria olhando para mim mesma, e resgataria fragmentos largados pelo tempo, como se já não fossem mais meus.
O romance tem o intuito de levar o leitor a refletir sobre a verdadeira liberdade. Como podemos ser livres quando ainda somos impulsionados por medos, desejos e paixões? Qual é o caminho interior que nos encoraja a nos desamarrar de tudo o que nos impede de expressar a própria essência? Além de ser uma narrativa forte e envolvente sobre duas histórias que se entrelaçam, Paixão e Liberdade é um romance que encaminha para o autoconhecimento e à busca de respostas para profundas questões humanas.


Caso você tenha se interessado pelo trabalho e pela vida da autora, você pode entrar em contato com ela através do seu site oficial. Flávia também se comunica com seus leitores e amigos através de sua página no twitter. Todas as informações desse post foram adaptadas daqui e daqui.

Agradecemos novamente à autora por sua disponibilidade e boa vontade. Assim que possível, vocês encontrarão uma resenha de Paixão e Liberdade aqui no blog. Obrigado e até!

10 comentários:

  1. Parabéns pela parceria!!! =D
    E aguardo, em breve, a resenha do livro - que me interessou muito!
    Gosto de histórias interligadas. Dois personagens que embora tenham suas próprias vidas, não deixam de se entrelaçar na trama.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceriiia!!!! *O*
    Espero que continuem tendo muito mais parceiros, o blog de vocês merece :D
    Ahhhhhh, eu queria mtmtmtmtmtmt esse livro, parece ótimo :)
    A autora está de parabéns, é o tipo de livro que eu leria com toda certeza, haha ^^
    E ela realmente parece bem simpática, e é né! :D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela parceria! Já tinha ouvido falar muito desse livro e gostei bastante da história da autora! E aguardo ansiosa a resenha do livro!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria, meninos!
    O livro é ótimo!

    Quanto a Just Listen, participem das promoções, mas tb se inscrevam no blog tour da editora. Se não der pra ganhar o livro, pelo menos vcs leem! :D

    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Parabéns pela parceria!
    O livro é realmente bom. Ganhei num sorteio e amei. Quando li a sinopse não me interessei muito, mas ao ler o livro fiquei totalmente apaixonada!
    A Flávia escreve muito bem.

    Bjss*
    Gabi Lima
    livro, filme e cia

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Parabéns pela parceria, os livros parecem ótimos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela parceria! :)
    Estou esperando a resenha do livro...
    Beijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que inveja! Quero muuuito esse livro faz tempos,a capa dele me impressiona.

    Espero a resenha logo logo. E... Bem que vocês poderiam fazer uma entrevista com ela, que parece ser bem simpático.

    Abraço =D
    Matheus Goulart.
    # Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  9. Hey (:
    Parabéns pela parceria, o livro dessa autora parece ser bem bacana.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  10. obaa! parceria \o
    parabens!
    depois qr a reseha do livro hein?!

    bju

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!