domingo, 27 de março de 2011

Ler no ônibus faz mal?

Tenho certeza de que muitos dos que estão lendo esse post têm uma rotina atarefadíssima, pouquíssimo tempo livre e vontade imensa de se dedicar mais a uma das atividades mais prazerosas que existem: a leitura. Quando você se vê em uma situação como essas, uma das opções que surgem na sua cabeça é a seguinte: como geralmente não há muita coisa para se fazer em uma viagem de ônibus, e como muitas vezes o caminho não é pequeno, por que não criar o hábito de ler no ônibus?

Maravilha. Você, pessoa ocupada e apaixonada pela leitura, começa a, ocasionalmente, dispensar alguns minutos do seu passeio diário de ônibus (serve metrô ou trem também!) para folhear um livro e se desligar um pouco do ambiente ao seu redor. Aos poucos, isso vai se transformando em um hábito: você passa a ler mais páginas por dia, e não consegue mais sair de casa sem carregar um livro para ler durante a viagem. Até que surge alguém - um parente, um amigo, um transeunte, um desconhecido que sentou ao seu lado - e diz: ler no ônibus faz mal, viu? Desloca a retina. 

Eu, Robledo, não sou um oftalmologista. Não passei no vestibular para um dos cursos mais disputados, não fiz um sem-número de anos de estudos acerca dos mais desconhecidos pormenores da visão humana, e nem posso dizer o grau do seu óculos olhando-o de longe. Mas eu tenho uma coisa em comum com vocês: gosto de ler. Assim sendo, quando dois amigos, no mesmo dia, me disseram que ler no ônibus fazia um mal absurdo à visão, eu resolvi correr atrás e fazer uma pesquisa relacionada a esse assunto.

Minha pesquisa foi feita através da Internet. É evidente que não podemos confiar em tudo que anda espalhado por essas páginas; logo, eu resolvi procurar fontes relativamente confiáveis e, à minha vontade de saber mais sobre o assunto, eu tive de coadunar o esforço para encontrar sites de credibilidade. Inserindo, no campo de pesquisa do Google, as palavras-chave "ler no ônibus", o primeiro site que me surgiu foi o da Unimed, uma empresa de planos de saúde - que eu julgo confiável, sim. O título da página encontrado já é bastante sugestivo: Ler em ônibus e metrô não provoca deslocamento de retina. Do conteúdo, podemos destacar o seguinte parágrafo:
De acordo com André Souza Soares Maia, oftalmologista especialista em doenças da retina, "todas estas crenças não passam de mito". "O máximo que a pessoa pode ter é enjôo e dor de cabeça com leitura no trânsito. O risco de descolamento de retina de quem está lendo é o mesmo de quem não está. Pode acontecer caso ocorra uma freada brusca e se a pessoa tiver uma lesão predisponente", completa.

Hm! Interessante, não? O primeiro dos sites já caracteriza a crença de que ler no ônibus é prejudicial à vista como mito. Quem quiser conferir detalhes mais biológicos, pode clicar no nome da reportagem, mencionado no parágrafo anterior, e ler o texto na íntegra. De um jeito ou de outro, como todo pesquisador sabe, uma única fonte não prova nada - eu resolvi, então, correr em busca de mais informações. Deparei-me, depois de pouco tempo, com uma matéria da revista Superinteressante - uma das publicações mais famosas do Brasil. A matéria assegura que, para um olho normal, o perigo está mesmo na trombada no futebol, no cinto de segurança que escapa, nos psicopatas fãs do filme Laranja Mecânica. (...) Ou seja, uma pancada muito forte próxima dos olhos. Vocês podem ler a reportagem inteira aqui.

A única ressalva feita por todos os sites que consultei é a seguinte: mesmo que não cause deslocamento da retina, ler no ônibus pode causar uma leve dor de cabeça ou até mesmo tontura. É claro que esses são sintomas temporários, muito mais "fracos" do que a implacável crença que é passada de geração em geração e que faz com que muitos amantes da leitura percam uma oportunidade de exercer sua atividade favorita. O site Portal da Retina, por exemplo, diz o seguinte:
Ao ler no ônibus ou no carro, a pessoa precisa refocar o olho a todo instante, o que também acaba trazendo cansaço visual. "Essa atitude não causa descolamento de retina, como se costuma dizer, mas também pode provocar cansaço e desconforto, levando à dor de cabeça. Assim, não se consegue ler por muito tempo", explica o Haroldo Vieira, oftalmologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Como eu disse anteriormente, não podemos confiar em tudo que existe na Internet. Contudo, eu fiquei muito mais tranquilo depois de ler o que esses três sites me forneciam. Quem se interessou pelo tema, pode usar o Google para fazer uma pesquisa sobre essa crença popular; eu só não sei se vocês encontrarão uma fonte confiável que a reforce. Até!

18 comentários:

  1. Muito legal esse tema. Já tinha ouvido várias vezes falarem isso, mas também me informei e descobri o mesmo que você.
    Eu adoro ler no ônibus, mas, por incrível que pareça, prefiro ler em pé do que sentada. rsrs
    Todas as vezes que vou pra faculdade tenho que ir em pé na parte da frente do ônibus (antes da roleta). Se eu tiver algum apoio leio numa boa, se não, tenho que me contentar em apenas admirar a paisagem. Dependendo do tempo que fico lendo fico super enjoada, mas esse esnjoo vem mais rápido quando estou sentada do que quando estou em pé. Estranho, né? xD

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. é complicado falar disso pq eventualmente abordamos este tema ao falar sobre tempo de exposição em frente ao pc.
    mas vamos nos lembrar de que, mt tempo atrás, esta mesma preocupação surgiu juntamente com a invenção da TV, confirme as famílias foram adquirindo as suas.
    e mais tarde vieram os programas infantis e video-games, fazendo com que crianças e adolescentes passassem ainda mais tempo em frente à tela.
    mais antigamente ainda, antes mesmo do surgimento da eletricidade, as pessoas escreviam e liam seus livros e cartas à luz de velas e lampiões, aquela luz fraca e instável.
    tudo isso cansa e maltrata a visão.
    obviamente precisamos cuidar da saúde como um todo, tanto em relação aos olhos como também a respeito da coluna, mas o segredo talvez seja seguir o óbvio e não abusar, seja a circunstância que for, e fazer exames periódicos pra saber se está tudo ok.
    afinal, vale lembrar que com saúde não se brinca mas, por outro lado, o organismo humano, quando bem cuidado (leia-se boas noites de sono, boa alimentação, e cuidado com excesso de bebida e tabaco), o corpo humano tem uma capacidade enorme de resistencia e regeneração.
    gente qq eu to falando, daqui a pouco to aqui receitando medicação :~

    ResponderExcluir
  3. Bom pra mim, não gosto de ler no ônibus, pois treme tudo, eu me perco e acabo lendo a mesma frase, várias vezes!

    http://fanaticosleitores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse post. Eu, que trabalho, estudo, faço curso, tenho pouquíssimo tempo para ler, já que o tempo em casa é relativamente curto. Então qual é a solução? Ler no ônibus. Minha mãe sempre dizia que fazia mal, e como você sabe que 'Praga' de mãe pega, realmente fiquei curioso sobre isso. Quando li o parágrafo dizendo que não fazia mal, logo grite;
    -Ahaaaaa!!!!! MÃEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!! NÂO FAZ MAL LER NO ÔNIBUS!!!! Uhuuuuuuuuuuuuu!!!

    Muito legal o post!!!

    ResponderExcluir
  5. legal o post!
    mas acredita que eu nao acredito?
    hauhuahahuhaau
    Acho que realmente faz mal ler em onibus, por tudo que eu ja estudei eu nao consigo acreditar que nao, na melhor das impoteses eu nao me arrisco.
    Alem de me dar um mal estra horriiiivel, eu nao ia conseguir ler nem que quisesse
    ^^

    bjus
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. HAAAAAAAAA, EU SABIA!

    Sempre tem alguém que me fala isso, tanto que cheguei a desistir de ler em veículos em geral.

    Bom saber, fiz questão de repassar o link da página da Unimed para os que, mais de uma vez, interromperam a minha leitura com essa informação mentirosa e do mal.


    OBRIGADO POR COMPARTILHAR A INFORMAÇÃO, TE AMO. -N

    ResponderExcluir
  7. Você realmente me achou fantástica naquela foto com marcador? IOAHIUDHAISUHDIUA, me achei bizarra, mas, valeu mesmo assim *_*
    Tipo assiim, nunca fui de ler no ônibus... não pelo deslocamento da retina, mas, por saber que fico enjoada muito rápido e eu odeio isso D: IASHDHHASIU, pq queria mt ler no ônibus, ia ajudar um bocado!!!
    Hoje eu ia ler no avião, mas, como o voo foi de madrugada, acabei acordando mt cedo e ficando com um sono danado :D
    Enfim, ótima essa sua postagem, com certeza deve ter ajudando um bando de gente :D

    ResponderExcluir
  8. Olá, Robledo!!
    Achei muito bacana este texto de utilidade pública, e também já tinha lido algo a respeito em uma revista.
    Eu adoro ler dentro do ônibus, mas quando o veículo sacoleja muito eu sempre dou uma pausa rsrs. Senão começo a ficar meio tonta, sabe?
    Uma vez uma senhora me interpelou e disse: Faz mal ler dentro do ônibus, você corre o risco de ficar cega e tals. Eu só parei de ler por causa dela, depois que ela saiu, voltei a ler numa boa hehehe
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  9. Eu sinto náusea quando leio no ônibus e continuo lendo de teimosa! Mesmo cerrando as cortinas para reduzir a luz do exterior, acho que é por conta do movimento.

    Em todo caso, não deixo de ler e imagino que isto foi invenção de preguiçosos que não gostam de ler, mesmo ^^

    Amei a matéria, Robledo, sensacional!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. As fontes realmente parecem ser confiáveis.
    Já tinha ouvido isso tanto, que nem tinha coragem de ler no ônibus. Pegava o livro um pouquinho e acabava guardando de novo... uashaushsauash.
    Adorei o post, nunca tinha parado para pesquisar.
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Robledo,
    Achei genial a sua ideia de ressaltar um mito tão dito e espalhado por aí numa ótima postagem, e extramente esclarecedora, diga-se de passagem.
    Eu, infelizmente, sofro de um problema ao ler em ônibus, mas que em nada tem a ver com a minha visão. O meu real problema trata-se mesmo de enjôo.
    Eu muito raramente fico enjoada com alguma coisa, mas é só tentar ler em algum veículo que surgem as náuseas, a dor de cabeça, a vista cansa.
    Uma chatice só...
    Para esse meu problema, só um remédio mesmo. haha E ler, só em repouso.

    Beijos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  12. Tbm já ouvi dizer que ler no ônibus desloca a retina... :D
    Mas não é por isso que não leio no ônibus... Não leio pq sinto muuuita dor de cabeça e, na hora de descer, fico tonta.
    Tenho problema de visão e se eu ler qualquer coisa em movimento, faz com que esses sintomas se manifestem.
    Já a galera que não tem problema de vista e/ou não sente nada qdo ler, agora podem ficar tranquilos e ler à vontade depois da sua pesquisa! \o/

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  13. Bom saber.
    Digamos que eu não use muito ônibus e metrô... Mas já ouvi demais esse mito.

    =*
    Tah

    ResponderExcluir
  14. Ola Robledo,
    Primeiro parabéns pelos seus posts posso dizer que cada vez que entro aqui me deparo com assuntos interessantes e diferentes. Segundo sobre o post posso dizer que me vi descrita nas fases do início do post no início levava apenas um livro, depois comecei a ter sempre alguma coisa comigo e hoje em dia quando penso em andar de onibus, penso "oba vou conseguir avançar no meu livro", pois é, fazer o que, a vida é muito corrida mesmo e como tempo é precioso aqueles minutinhos ajudam é muito nas leituras. Sobre esse "mito" não sei nunca ouvi falar nada disso, mas sim sempre ouvi dizer que a leitura quando você está em transito pode causar tontura ou dor de cabeça como você mesmo disse, por isso muita gente não consegue ler. Fico mais aliviada que isso é o que de máximo que pode acontecer, ah só mais uma coisa a única preocupação minha ao ler dentro do "busão" é que é meio perigoso ne vai saber quem é a criatura que vai sentar do seu lado e estando distraido sabe que é muito mais facil ate mesmo um roubo ou qualquer coisa do genero, por isso sempre ando com um olho no livro e outro no movimento. Bjkss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  15. O meu medo nem era pelo olho (minha visão já é um caco, mesmo), mas pelo enjôo. Li uma vez no Ônibus, haha. Não foi legal.
    Achei muito interessante seu post. Eu já fiz uma pesquisa parecida, mas era sobre enjôos e dor de cabeça em viagens, se tinha como evitar e tal, se era possível ler 'tranquilamente'. Não foi muito útil, na verdade; o Google só repetiu o que meus pais dizem.
    http://tudo-por-um-livro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante.
    Mas, para mim, ler no ônibus, carro, metrô é impossível, fico muito enjoada, com tontura e dor de cabeça insuportável.
    Tenho de me contentar em ficar observando outros passageiros...

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post, muito instrutivo e bem redigido. Meus parabéns. Continuemos com nosso saudável hábito da leitura!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!