terça-feira, 15 de março de 2011

[Eu Indico] O Clube do Livro de Jane Austen

Jane Austen
Uma ótima indicação de um filme que deve mexer com você é O Clube do Livro de Jane Austen. Jane foi uma autora inglesa de romances no começo do século XIX muito famosa, conhecida por suas obras que também foram para as telonas como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Este filme não é uma adaptação de um livro seu, e sim um retrato da vida de pessoas comuns que se encontraram em seus livros. O longa é dirigido por Robin Swicord (Memórias de Uma Gueixa), e é baseado em um livro homônimo de Karen Joy Fowler, a história fala de seis pessoas que passam por sérios problemas pessoas e são conectadas somente por único fio: sua paixão pela escrita de Austen. Jocelyn, Allegra, Prudie, Sylvia, Bernadette e mais tarde aderindo ao grupo e único homem, Grigg, foram um clube de leitura das obras de Jane, onde cada um é responsável por um romance e, mês a mês, vemos o rumo do desenrolar dos personagens, onde leem em sequência Emma, Mansfield Park, Orgulho e Preconceito, Northanger Abbey, Razão e Sensibilidade e Persuasão. A cada leitura, observamos a ligação da história com o drama vivido pelos personagens, e suas vidas tornam-se mais turbulentas e interessantes ao mesmo tempo. O pupilo da ocasião é Emily Blunt (Wild Target) que está excelente no papel da esposa carente e solitária, e em certa ocasião – uma cena incrível, uma das minhas preferidas – ela está na calçada de uma rua e o semáforo de pedestre, ao invés de estar escrito “ANDE”, vem mostrando “O QUE JANE FARIA?”. Um filme fácil de compreensão e rapidíssimo de envolvimento, onde ficamos ligados à tudo que acontece e o que esperamos que vá acontecer. No final descobrimos que tudo está interligado por um só motivo: a vitória do amor.


"Há casos em que um conselho pode ser tanto bom quanto mau - dependerá dos acontecimentos" - Persuasão


13 comentários:

  1. eu ja tinha visto esse filme, mas ainda n tinha pensado em assistir, apesar de ser muuuito fã de Austen, ainda n consegui ler toda sua obra, pois geralmente n tem nas livrarias e as vezes nem na net.
    Pode deixar que o filme entrou p lista, gostei da sua resenha.
    Vlw pela dica :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Adoro os filmes adaptados de livros (Quando são fiéis, claro).

    Abraços =D
    Matheus Goulart.
    # Bobagens e Livros

    ResponderExcluir
  3. Adoro Jane Austen, não nego minha grande admiração por Mr. Darcy, o nosso clássico protagonista orgulhoso, e me parece muito interessante um filme baseado na história de pessoas que se identificam com os livros da autora e, além disso, buscarão soluções neles.
    Uma boa dica,

    Beijos
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  4. O filme é muito bom!
    Já assisti mais de uma vez!!
    Adorei!

    http://animaelibri.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Opa! Anotada a sugestão!!!

    Adorei seu blog!

    Depois dá uma passadinha no meu?
    www.amormisterioesangue.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. jah li resenhas desse livro e achei lgl, mas não faz mto meu estilo de leitura^^'

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  7. eai caique , seu blog eh muito bom , agradeço por estar sempre presente no Blogueiro Leitor , sobre o bloggers club , pode fica trancuilo que até no dia todo mundo vai receber o imail.

    Abraço Layo Silva

    Blogueiroleitor.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha. Fiquei curiosa e com vontade de ver o filme.
    Abraços
    Thai

    ResponderExcluir
  9. Nunca assisti esse filme. Mas conheço, claro! =)
    A trama é bem distinta. Imagine um clube do livro com leitores que vivenciam/ vivenciaram as mesmas situações que os personagens de Jane Austen???
    Muito inusutado. ^^
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar bem desse filme, mas ainda não assisti. Mas não por falta de interesse, mas por falta de oportunidade, porque esse filme parece ser interessante.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  11. Gostei. Vou tentar ver o filme.
    nunca li nenhum livro da Jane Austen, mas já ouvi falar muito bem de suas obras. Tem um filme no qual uma menina está lendo 'Persuasão'. Não lembro o nome do filme, mas na cena uma outra mulher chega e fala que o livro é realmente bom.
    Ah! Caique, hoje(17/03) é seu aniversário, né? Parabéns! xD

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adoro a Jane Austen, minha meta esse ano é conseguir ler os outros livros dela, até agora só li Orgulho e Preconceito e Emma. Fiquei curiosa para assistir o filme. Obrigada pela dica!

    Abs, Iza :)

    Caderno de Resenhas

    ***
    P.S. Coloquei o link do blog lá no caderno :)

    ResponderExcluir
  13. Quero assistir! *--*
    Amo Jane Austen!

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!