segunda-feira, 14 de março de 2011

[Coluna] Livro ou Filme: o que você prefere?

Desde os tempos pré-históricos da Humanidade, o homem vem sofrendo da necessidade de registrar a sua história, e a primeira conclusão “literária” que ele teve foram as pinturas nas paredes, chamadas de Artes Rupestres. Essas gravuras feitas geralmente em cavernas ou rochas serviam para marcar território, avisar a outros grupos que ainda passariam por ali dos perigos do local, “contar” mantimentos ou integrantes, ou mesmo fazer com que lembrassem no futuro os animais que caçaram por ali, onde retratavam caças à mamutes, por exemplo. Pode-se considerar estas como as primeiras histórias, os primeiros livros escritos que, mesmo não possuindo capítulos, páginas, muito menos palavras, de um jeito ou de outro representavam uma história; as primeiras histórias da humanidade.



Mas foi só no futuro, muitíssimo adiante daqueles tempos, que vieram os filmes, as animações, os curtas e longas metragens, e muitas pessoas ficaram divididas entre dar preferência a qual arte: a escrita ou a cinematográfica? Muitos optaram por ambos, mas é tecnicamente impossível não preferir um ou outro. Mas a cultura mundial pode claramente mostrar qual é a preferência da maioria: que tal pegarmos um cineminha hoje? Porque não convidar para um clube do livro? Uma palestra de um autor? Um lançamento de um livro?


Filmes são ótimos e livros também, e há muito tempo pensaram em juntas os dois; pegar uma história e levá-la das páginas para a película. Estariam juntando duas coisas maravilhosas e acabariam com os problemas de terem que escolher um lado, que legal!


Nada disso.


As Crônicas de Nárnia: exemplo
de uma saga de livros que

tornou-se filme
Atualmente, livros e mais livros estão sendo lançados a cada semestre, e se são sucesso, em menos de um mês algum estúdio, alguma companhia de cinema compra os direitos para transformá-lo em um sucesso nas telonas. Mas quem garante a qualidade disso?

Um ótimo exemplo disso são os filmes da saga Crepúsculo, baseados na obra de Stephenie Meyer. Há quem julgue que os livros são demais e os filmes totalmente horríveis, há quem diga o contrário, há quem diga que os dois são bons, há quem diga que os dois são igualmente horríveis. A questão é: não há como “transportar” a qualidade de um livro para o cinema e deixá-la intacta.


O primeiro fator que impede tão ação está na mente de cada leitor; a imaginação. Ninguém ficará totalmente satisfeito com a atuação dos atores representando seus personagens, porque cada um tem sua interpretação das expressões, das falas, do porte, do andar do personagem, e nunca o ator interpretará o personagem igualmente como você imagina que ele se porte, até porque cada um pensa de um jeito. Também não há como o diretor, os produtores recriarem o mesmo cenário idêntico ao livro, o que pode ser possível quando isso se passa no mundo real, como em Percy Jackson, mas que não dá certo em terras fictícias, como nas Crônicas de Nárnia.


Harry Potter; um sucesso
nas livrarias e nos cinemas
O segundo fator seriam as falas. Um filme que reprisaria as mesmas falas dos livros seria terrivelmente extenso, e talvez até os fãs mais ávidos da história não agüentariam ficar tanto tempo assistindo um filme assim. O enredo precisa ser resumido ao máximo, e apesar da preocupação da equipe de não perder o foco literário original, ou mesmo a qualidade da história, nunca ficará igual, o livro sempre será mais completo.


Outro fator é um tanto estranho dependendo de quem possui ou não essas manias. A sensação de segurar um livro, um trabalho tão íntimo e pessoal de alguém (autor), folhear páginas e páginas em busca de algo seguro e mágico, que te prenda e te induza a ler mais e mais, rir com as tiradas engraçadas do seu personagem preferido, chorar quando um personagem sofre uma perda, imitá-lo falando ou fazendo as expressões relatadas nos parágrafos, é algo tão único, tão primordialmente literário e pessoal que não há como falar “ah, o filme é bem melhor que o livro”.


Por outro lado, quando você lê um livro e descobre que irá lançar um filme baseado em sua história, você fica atônito para assistir, afinal é a curiosidade, a vontade realmente ver aquilo que, antes concretizado na sua mente, agora irá se tornar uma parcial realidade.


Filmes baseados em livros também trazem prestígio, conhecimento, fama e valorização à obra original, muito mais pessoas conhecerão a história e se interessarão por ler os livros e saber mais, dos autores, das capas – a maioria irá achar o filme “um lixo” depois de ler o livro, mas tudo bem – e assim haverá mais fãs, mais pessoas gostando do que você gosta.


Hoje em dia muitos filmes estão virando livro, onde o roteiro é re-escrito como uma história normal e adaptada para as páginas novinhas que chegam ás livrarias. E quem gostou do filme com certeza terá interesse em saber como é o livro, e ao ler lembrará da cara dos personagens ao falar tal coisa, ao presenciar algum fato, e tudo ficará mais interessante.


Colocando tudo isso em perspectiva, conseguimos contrabalancear que ambos se favorecem e se denigrem de diversas maneiras, mas que vale aproveitar os prós de cada um.


Preferir ler um livro e não assistir um filme não faz de você um chato que não gosta de cinema, e no caso inverso não faz de você um preguiçoso que não quer ler. É questão de gosto, e se souber aproveitar bem tudo, tanto o literário quanto o cinematográfico, todos sairão ganhando.


Mas e você, prefere o livro ou o filme? E o que acha de um ser transformado no outro? Comente ao final a sua opinião! Obrigado e continue nos acompanhando.

9 comentários:

  1. Olha só, acabei de postar sobre o filme que vi ontem: Harry Potter e as Relíquias da Morte - parte I.
    Bom, eu não li os livros da série, mas me decepcionei com essa adaptação cinematográfica. Como vc disse, não tem como expor cada acontecimento, cada diálogo, cada expressão corporal dos personagens tão perfeitamente na tela do cinema!
    Mas acredita que com Nárnia aconteceu o que eu menos esperava? TODAS as cenas do livro que não passaram por adaptação no filme, foi IGUAL a minha imaginção. Do jeito que eu imaginava Nárnia, o filme mostrou! =)
    Amei o post!
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  2. Prefiro livro, sempre. Mas em muitos casos eu acabo vendo o filme primeiro, ppor ser mais rapido eu apelo pra eles, pra matar minha curiosidade sobre a história.
    O problema é que nem sempre o filme é fiel ao livro, oq causa algum desconforto. Mas eu tenho bons exemplos:
    As duas vidas de Audrey Rose, filme antigão, baseado no livro de mesmo nome, escrito por Frank DeFelitta, famoso por suas obras de suspense. Eu adorei, e adquiri o livro após ver o filme.
    Outro exemplo: O livro que o Robledo está lendo, "Vida Interrompida", eu me interessei muito por ele desde seu lançamento, mas ainda nao o li. Porém assisti ao filme Um olhar do Paraíso, baseado nesta obra, e achei muito bom, me deixou ainda com mais vontade de ler a obra original.
    Por fim, uma obra que eu respeito muito e tambem gostei do filme: O nome d arosa, de Umberto Eco.

    ResponderExcluir
  3. Depende, eu gosto de ler e assistir então eu prefiro os dois, pois um complementa o outro! Adorei o blog, seguindo, pode seguir o meu também
    ?

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Olha, depende da situação. Na maioria das vezes, o livro é muito melhor e mais completo que o filme; mas há situações em que as adaptações cinematográficas são tão boas quanto as obras ou até mesmo se sobressaem :) Então, depende da situação MESMO, pelo menos para mim! E claro que eu leio e assisto ao filme, pois amo fazer as duas coisas :D
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!
    Acho que cada um tem seu "momento".
    Quando quero ficar mais sossegado, sozinho e tranquilo, vou ler.
    Acho que encontro mais facilmente meu "estilo de diversão" em livros que em filmes, da mesma forma que é maior, em proporção, meu desapontamento com filmes do que com livros.
    Nunca assisto a um filme sozinho, acho bem mais divertido assistir com mais pessoas, comentar no final, discutir e toda aquela coisa.
    Quanto às adaptações, em geral gosto delas (e as defendo). Apesar de tanta gente criticar, as vejo mais como um filme comum, um "extra" da história do livro, do que como uma adaptação, ao pé da letra.
    É claro que há casos e casos. Algumas adaptações não ficam boas nem vistas como um simples passatempo. =P

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Nossa adorei o post, muito bem escrito parabéns. Sobre minha humilde opinião tudo depende acho que existem filmes que nascem para ser filmes e livros que nascem para ser livros, por exemplo não vejo como um livro do filme Velozes e Furiosos seria bom porque tem muita ação e o que enche nossos olhos são todos aqueles efeitos especiais, aquelas cenas de tirar o folêgo, já por outro lado existem livros com tantos detalhes de escrita que não tem como ser bem adaptados senão ficariam cansativos e monotonos nas telonas. Ah livros que podem virar filmes também mas isso depende muito da visão que lhe es dada acho que o mais dificil e alcançar a mente das pessoas, pois nos livros imaginamos coisas e cada um tem seu jeito de imaginar e no final e dificil agradar a todos. Sou fã dos dois tipos, pois acho que no final o que importa e a cultura certo.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Com certeza prefiro o livro, pois ele é mesmo mais completo do que um filme. Quando vai lançar o filme de um livro que já li fico super animada para ver como eles pensarão tudo o que eu imaginei. Qual a visão que eles tem. Acabo ficando decepcionada por não ser tudo o que eu esperava, mas não posso deixar de dizer que o filme é bom (ou não). Harry Potter é um bom exemplo. Sou apaixonada pelos livros, mas também gosto dos filmes, apesar de estes não serem cópias fiéis.

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, mas vamos pensar, não é só porque um filme não pode capturar toda a essência de um livro, que ele não deva ser feito de qualquer jeito! Um exemplo é Percy Jackson, adorei o livro, mas o filme é "um lixo", acho que mesmo que Percy Jackson fosse só um filme e não um livro, eu não ia gostar.

    Fanáticos Leitores
    http://fanaticosleitores.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de ir ao cinema, mas tem filmes que falta e sem conta que tem continuação que não segue o mesmo esquema dos livros. Pois nos livros o personagens principalmente não é fulano que um dia vai ficar velho e/ou vai mudar de ator.

    Nos livros o personagem vai ser sempre o mesmo independente de cada leitor o personagem não ser outro ator ou atriz.

    Resumindo tem livros que não vale a pena vira filme, mas tem alguns livros que deveriam ser filmes. É complicado, mas no momento eu estou na onda do livro e deixo para ver no filmes as animações.

    =D

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!