segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

[Você resenha] Paulo Coelho - Onze Minutos

Você resenha é uma seção do blog na qual o leitor tem a chance de participar ativamente do nosso espaço, resenhando um livro de sua escolha. Participe enviando uma resenha de sua autoria para livrosletrasemetas@gmail.com. Lembre-se que a resenha não pode estar disponível em nenhum outro local da Internet - ou seja, deve ser feita exclusivamente para o Livros, Letras e Metas. O resenhista de hoje é o Caíque Pereira e o livro escolhido por ele é Onze Minutos, do Paulo Coelho.

Quando um livro começa com “Era Uma Vez...”, espero eu um conto de fadas, ou uma fábula, mas nunca uma história sobre sexo. Pois é assim que Paulo Coelho começa “Onze Minutos”:

Era uma vez uma prostituta chamada Maria.

O livro conta as experiências da protagonista Maria, uma brasileira do Nordeste que sonha em sair de sua cidade pequena e fantasisa sobre tudo que uma garota de interior normalmente deseja: um homem rico, uma família e uma casa bonita. Aproveitando a primeira oportunidade depois de ter falhado no amor, vai ao Rio de Janeiro e conhece um suíço que lhe propõe um serviço na terra natal dele. Contudo, quando ela chega  à Suíça, descobre que nada era como o combinado, então sai do emprego em busca de algo melhor, e acaba caindo na prostituição legalizada do país.

O desenrolar da história explícita vai desde a insegurança dos homens que a procuram na boate onde trabalha para tais serviços até posições sexuais e sadomasoquismo, mas o interessante do livro – que aliás é baseado em uma história real – é que o leitor acaba refletindo sobre a posição das “profissionais do sexo” em nossa sociedade, revelando que não é algo tão sujo e bagunçado (dependendo do lugar, é claro).

Antes costumava ver as meninas que iam para cama pro dinheiro como gente a quem a vida não tinha deixado nenhuma escolha – e agora vejo que não é assim. Eu podia dizer “sim”, ou “não”, ninguém estava me forçando a aceitar nada. Ando pelas ruas, olhos as pessoas, será que elas escolheram suas próprias vidas? Ou será que elas também, como eu, foram “escolhidas” pelo destino?


Paulo Coelho
O diferencial deste livro é que, ao contrário da maioria escrita por Paulo Coelho, ele não envolve misticismo ou autoajuda: é um romance mal-compreendido e verdadeiramente emocionante ao final. Maria vai se descobrindo no sexo, vai conhecendo seus desejos mais sórdidos e os limites que ela quer ultrapassar. Ela se obriga a entender aquela vida, a desvendar o mistério de quem são os “clientes especiais” que Milan, o dono da boate, tanto fala. Ela tenta gerenciar sua vida profissional e a todo custo repelir o amor que surge de repente, mas ele se mostra maior e mais forte e ela acaba cedendo à paixão por um homem diferente de todos os outros aos quais prestava aquele serviço. Esse homem era um dos “clientes especiais”, e esta é a grande tarefa de Maria: este cliente especial, pelo qual acaba se apaixonando, perdeu a vontade sexual, graças às próprias desilusões.

O sexo é a arte de controlar o descontrole.

O livro é repleto de citações do diário pessoal de Maria, e só assim temos uma escrita em primeira pessoa, pois todo o enredo é em terceira pessoa. O que me deixava um pouco confuso é que o autor às vezes parava de falar do ponto de vista de Maria (apesar de estar em 3ª pessoa) e falava, da mesma maneira, do ponto de vista de outros coadjuvantes. Também não há divisão de capítulos. 

Afinal de contas, ser jovem também significa fazer coisas erradas.

A linguagem é simples, mas a leitura é demorada. Há momentos que há bastante enrolação para se chegar ao objetivo, mas, dependendo do seu gosto de leitura, pode até ser bom. O livro é bem explícito quanto ao sexo, então, se for ler, prepare-se para partes bem indecentes. Entretanto, não há palavras como “vagina” ou “pênis” - só há referências a esses termos - e também não é um script de filme pornô. Então, relaxe, e só tenha em mente que é preciso ter maturidade para ler o livro e compreendê-lo sem se perder nesses trechos.

 Então nossos corpos aprendem a falar a linguagem da alma, isso se chama sexo, é isso que eu posso dar ao homem que me devolveu a alma, embora ele desconheça totalmente sua importância na minha vida. Isso foi o que ele me pediu, e isso ele terá; quero que seja muito feliz.

Onze Minutos acaba por ser um mix de romance, auto-descobrimento e uma aventura diferente, não daquelas de expedições atrás de tesouros, mas aquelas dentro de si mesmo, procurando os “porquês” dos desejos e o real sentido do sexo, e o porquê do mundo girar em volta disso. Recomendo sim este livro, pois é um bom jeito de ver a realidade da prostituição, ver a realidade dessas garotas que vão em busca de um sonho e acabam sobrevivendo da venda de seus corpos. Paulo Coelho traz à tona que essas mulheres vendem o próprio corpo, mas resguardam a própria alma, em um embate diário para separar as coisas. Interessante e diferente é como eu o caracterizo, acompanhando as reviravoltas de uma vida sem escolhas e cheia de aprendizados. Boa leitura!

Título: Onze Minutos.
Autor: Paulo Coelho.
Editora: Rocco.
Número de Páginas: 256.
Avaliação do resenhista: 3 de 5.

Caíque Pereira é um leitor de 15 anos, cuja participação na blogosfera acontece como membro da equipe do site hpfanaticos; é também um grande fã de ficção fantasiosa, e a sua obra favorita é a série Harry Potter de livros. Essa é a primeira resenha dele no blog. Você pode entrar em contato com o resenhista através do e-mail caique.potter@gmail.com.

10 comentários:

  1. Nunca li Paulo Coelho e, sinceramente, não simpatizo muito com as obras dele. Não sei o porquê disso. Apenas não gosto.
    Mas esse livro chamou minha atenção. Já li muitos clássicos que descreviam com proeza o pensamento da mulher e do homem sobre o sexo, sobre dramas amorosos, sobre prostituição (naquele tempo "cortesãs")... mas muito raramente li livros contemporâneos sobre isso.
    Fez com que eu recordasse "A Insustentável Leveza do Ser", que apesar da linguagem, da sensualidade, do erotismo... também havia uma história!! Por isso vou procurar!

    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sei que Paulo Coelho eh um dos autores brasileiros mais conceituados internacionalmente, mas e particularmente nunca me interessei em ler nada dele. talvez seja pq eu tinha um prof que ooodiava ele e vivia falando mal de suas obras =/
    Acho que traumatizou, hehe

    bju
    Letracomasa

    ResponderExcluir
  3. Gente, ouço tanta gente falar mal do Paulo Coelho que não é brincadeira! HUAHU
    Eu como toda boa pessoa 'do contra', li O Alquimista e AMEI! Tem até uma resenha sobre o livro lá no blog, depois vê lá.
    Sou toda cheia desse negócio de sinais! HAHUAHA.

    Parabéns pelo blog, cara! É legal ver garotos em blogs literários. Geralmente a gente só vê meninas, haha.

    Bruna, do All Star e Jeans
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha do Caíque :D
    Achei SUPER completa ^^
    Ele falou muito bem sobre o livro :)
    Eu, assim como muita gente, nunca me interessei pelos livros do Paulo Coelho... Quer dizer, eu tentei ler, mas, abandonei, como vc pode ver no meu skoob, uahushuahusa =)
    Mas, esse parece bem interessante, a proposta do livro quero dizer. Afinal, sempre tento entender o pq de alguém fazer isso consigo mesmo... elaboro váaaaarias ideias!!!! E nenhuma parece ser certa ><
    Acho que só para tentar entender mais um pouco eu leria esse livro. Apesar do Caíque ter falado mais ou menos o motivo (falou muito bem por sinal, rs). No entanto, é sempre bom ver o pensamento da personagem... Ver como ela descreveria tudo aquilo que faz/fez no livro ^^
    Enfim, parece bom :D
    E adorei estaa colunaa o/
    A do você resenha, ótima ideia robledo ;)

    ResponderExcluir
  5. Sim. ^^
    À propósito, qual o motivo da pergunta?

    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já tentei ler Paulo Coelho e desisti. Não é à toa que falam tão mal dele por aí. Mas, se esse livro não envolve a parte mística que ele adora e viaja, pode ser que seja bom mesmo.
    A resenha ficou tão bem feita que eu aceitaria ler. Parabéns!
    Gostando ou não gostando, todos temos que reconhecer que o Paulo Coelho é o nosso escritor mais conhecido no mundo (infelizmente? rs). Se você chegar nas livrarias de outros países, encontrará os livros dele expostos ao lado de autores super conhecidos como Dan Bronw.

    Beijos,
    Vivi

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu também não sabia até o início do ano passado! huahua
    Quando vi Laranja Mecânica numa livraria fiquei louca, porque não tinha estômago pra tudo que falavam do filme. Daí li e depois assisti, é realmente mto bom como todo filme do kubrick :D E o Malcolm McDowell é um Alex perfeito!

    O post sobre o livro já tá lá no blog. =D

    Bruna, do All Star e Jeans.
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca li um livro do Paulo Coelho... Até outro dia eu tinha uma relutância boba com livros brasileiros.
    O livro parece ser interessante. :)
    Beeijos

    ResponderExcluir
  9. Tem muita gente que fala mal do Paulo Coelho, mesmo assim resolvi ler um livro dele pra ver o que eu achava. Li "Veronika decide morrer" e pra minha surpresa o livro é ótimo! Também tem um pouco de enrolação, mas a história em si é ótima.
    Onze minutos parece ser um livro realmente bom. Acho que tenho ele aqui em casa, mas nunca parei pra ler. Vou dar uma olhada e depois digo o que achei.
    Parabéns pela resenha.

    Bjss*
    livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu já li esse livro. Pra mim, junto com Veronika Decide Morrer, ele é o melhor do Paulo. Bem melhor do que aqueles livros new age na estrada dele, hahaha..

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!