domingo, 13 de fevereiro de 2011

[Você conhece esse autor?] V. C. Andrews

Alô, pessoal! Hoje eu resolvi estrear aqui uma nova coluna, chamada "Você conhece esse autor?". A intenção é apresentar a todos vocês escritores relativamente desconhecidos, mas que possuem um trabalho incrível! Afinal, não é só porque a pessoa não é famosa que não tem um talento enorme, não é mesmo? Não pretendo perder muito tempo com biografia, mas sim apresentar mais detalhadamente uma ou mais obras de cada autor. A escritora de hoje é a V. C. Andrews.

Virginia Cleo Andrews nasceu em 1923 e morreu em 1986, de câncer da mama. Deem uma olhada na página dela na Wikipédia (clique aqui!) e me digam se ela não é desconhecida!

O maior trabalho de V. C. Andrews é uma saga de cinco livros chamada A Saga dos Foxworth. Essa fabulosa série conta a história de Cathy (a narradora), Chris, Corry e Carrie, quatro irmãos e filhos de uma família normal. Quando o pai das crianças morre, uma nova realidade se desenha: Cathy e Chris, os dois mais velhos, descobrem que a mãe, bastante consumista e pouco prudente, está cheia de dívidas e não tem um emprego. Com o único responsável pelo sustento da casa totalmente fora do jogo, Corrine (a mãe) se vê obrigada a entrar em contato com seus riquíssimos pais, de forma a se mudar para a grande mansão deles juntamente com seus filhos.

Mas há um porém: ninguém avisa às quatro indefesas crianças que o seu milionário avô as considera "filhos do demônio", criaturas cujas vidas são uma ofensa às leis divinas, e nem que nutre um ódio profundo por sua filha Corrine. Em uma jogada desesperada, os quatro filhos são carregados até a casa dos pais e Corrine expõe, com palavras suaves, a seguinte situação: 1) seu pai, o avô das crianças, já está à beira da morte. 2) enquanto ele não morre - o que deve acontecer em pouco tempo - os quatro pequeninos devem ficar em um quarto isolado da grande mansão. 3) enquanto há tempo, Corrine fará o possível e o impossível para convencer seu pai a incluir o nome dela no testamento.

É aí que o horror começa.

As crianças são transferidas para um quarto mais do que isolado, onde não há luz solar, que lhes garante acesso somente a um sótão empoeirado e cheio de ratos. Os breves dias até que o avô morresse se transformam em semanas, e as semanas em meses. A avó se compromete a cuidar deles durante a sua permanência secreta ali, com um simples detalhe: ela também é uma fanática religiosa, e estabelece severas regras que devem ser obedecidas pelos netos. O livro lista vinte e duas regras; citarei apenas 3:

Quatro: vocês jamais me dirigirão a palavra, a menos que eu fale antes com vocês.
Oito: se algum dia eu pegar meninos e meninas usando o banheiro ao mesmo tempo, arrancarei - de forma impiedosa e total - a pele de suas costas.
Doze: vocês evitarão sempre olhar para membros do sexo oposto, a menos que seja absolutamente necessário.

Virginia Cleo Andrews narra a rotina assombrosa dessas crianças com maestria, e vale lembrar que tudo que descrevi aqui é apenas parte do primeiro livro da Saga dos Foxworth. Será que os quatro conseguem fugir da grande mansão? Será o avô capaz de perdoar Corrine? Por que é que as crianças são consideradas filhos do demônio? O que o isolamento total pode causar a quatro frágeis e sonhadoras almas? São essas e outras perguntas que V. C. Andrews utiliza para contaminar o leitor com o brilhantismo, a agonia, a realidade e a beleza de sua história.

Segue um trecho do primeiro livro:

Todos os dias se arrastavam. Monótonos.
O que fazer com o tempo que se tem em superabundância? Para onde olhar depois de já ter visto tudo? Em que direção orientar os pensamentos quando os devaneios podem causar tantas encrencas? Eu podia imaginar como seria correr livremente lá fora, através dos bosques, com as folhas secas estalando sob os pés. Podia imaginar-me nadando no lago ou vadeando num riacho da montanha. Contudo, os devaneios não passavam de teias de aranha, facilmente dilaceráveis, e eu logo seria trazida de volta à dura realidade. E onde estava a felicidade? No passado? No futuro? Não naquela hora, minuto e segundo. Possuíamos uma coisa, e só ela, para dar-nos uma centelha de alegria: a esperança.

Espero que vocês gostem da indicação de hoje!
Até o próximo "Você conhece esse autor?"!

6 comentários:

  1. UAU! Fiquei muito curiosa e já marquei como desejado no skoob! Sério, deu muita vontade de ler!
    Adorei a coluna, estarei esperando pelo próximo post ;D

    ResponderExcluir
  2. Não conheço a escritora, mas qdo li sua resenha lembrei do livro "Desventuras em série" (de Lemony Snicket).
    São histórias bem sombrias. Que assustam um pouco.
    Porém quem lê tem vontade de saber o que acontece a seguir.

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Robledo!

    Mais uma vez, muito obrigada pelo elogio!

    Curti demais a indicação, mas parece ser uma leitura emocionalmente pesada, né. Mas mais pra frente quero ter contato com essa autora sim. Muito bacana o seu texto, instigou a minha vontade de ler os livros!

    Beijos,
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da idéia da nova coluna. Tem um ótimo objetivo e pelos comentários acima esta alcançando mesmo o objetivo desejado e pode ter certeza que também fiquei ansioso para lê-lo, principalmente por não ser um livro muito conhecido e fugir totalmente desse tema "Ten Sobrenatural" que vemos tanto hoje.

    Você fez um comentário no meu Blog, Estante de Cima, sobre o livro Todas As Estrelas do Céu. Então resolvi olhar o seu perfil e vi que você também tinha um Blog! Gostei muito do seu Blog. Continue assim! Parabens.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa escritora; adorei o livro ele parece ser super legal :)

    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Já li todos os livros dela... Gostei mais da saga dos Casteel, a saga inteira é apaixonante. O primeiro livro é a História de Heaven, esta primeira personagem nos faz querer ler toda a saga. Li e recomendo. Já a saga dos Fox é muito pesada mas também após ler o primeiro temos vontade de saber o que vai acontecer aos personagens. LEIAM E APRECIEM.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!