sábado, 12 de fevereiro de 2011

[Resenha] John Harding - A Menina Que Não Sabia Ler


Quem frequenta a blogosfera literária provavelmente já ouviu algum comentário a respeito desse livro. Eu, infelizmente, não me lembro em qual página li uma resenha sobre ele, mas lembro que me interessei imediatamente pela obra e, para minha total felicidade, acabei ganhando o livro de presente alguns dias depois.

A menina que não sabia ler conta a história de Florence, uma garota de apenas 12 anos, e de seu irmão Giles, um pouco mais novo. As duas crianças são órfãs e, por tal razão, são criadas na mansão de seu tio, com um pequeno porém: ele nunca está em casa, e Florence e Giles, além de terem um ao outro, só podem contra com a presença dos criados. Há um outro fator interessante: o tio de Florence deixa ordens explícitas de que a garota não deve aprender a ler (por que será?).

Afetada pela rotina tediosa e desinteressante daquela velha mansão, Florence faz uma descoberta que pretende mudar sua vida: a garota encontra uma velha biblioteca, apinhada de livros inexplorados, territórios desconhecidos e histórias promissoras. Empregando toda a sua força em aprender a ler por conta própria - e em segredo, é claro! -, Florence finalmente torna-se uma mestra na arte da leitura e passa a devorar as páginas de Jane Austen, Edgar Allan Poe, Shakespeare e outros grandes nomes da literatura estrangeira. Enquanto é transportada para outros universos pelas célebres obras, a menina vê-se obrigada a ter total atenção, pois nenhum criado pode sequer suspeitar que ela tem a habilidade de ler uma única palavra.

Quando não está lendo, Florence passa a viver alguns episódios misteriosos e sinistros: constantemente, ela sonha que uma mulher está no quarto de seu irmão, inclinando-se sobre a cama dele e dizendo, em meio a uma canção de ninar, que poderia comê-lo. Além disso, a jovem garota testemunha a assustadora morte da Srta. Whitaker, sua preceptora - o choque da menina-narradora é tanto que ela mal consegue descrever o acontecimento no livro, cabendo ao leitor imaginar os pormenores arrepiantes.

Pouco tempo depois, surge a srta. Taylor, a nova preceptora, sucessora da srta. Whitaker. Em pouco tempo, a recém-chegada se mostra uma mulher enigmática e misteriosa, assustadora aos olhos de Florence, mas inofensiva aos olhos de Giles, seu irmão ingênuo e que precisa ser protegido. Florence se vê de frente a possibilidades absurdamente sinistras e sobrenaturais, e sua rotina se transforma quase em um jogo de vida ou morte a partir da chegada da srta. Taylor. Afinal, que tipo de ser humano é capaz de andar sobre a água, ou de aparecer em espelhos mesmo não estando em frente a eles? E por que ela se parecia tanto com a antiga preceptora, a srta. Whitaker? Por que a srta. Taylor gosta de passar tanto tempo acariciando Giles, inclusive fazendo visitas ao seu quarto, à noite?

Os mistérios de A menina que não sabia ler são incontáveis. É uma boa leitura para entretenimento, e parece que cada leitor tem uma conclusão diferente ao passar pela última página. Como diz a quarta capa, uma história incrível sobre uma menina e o poder de sua imaginação.

Título: A menina que não sabia ler
Autor: John Harding.
Editora: LeYa
Número de páginas: 288.
Avaliação: 3 de 5.

6 comentários:

  1. Quero ler!!! *.*
    Lembrei de "Matilda" (de Roald Dahl)... ela tbm devorava os livros dos grandes escritores da Literatura Universal. =)
    E esse ar de mistério de "A Menina que não Sabia Ler" me deixou mais curiosa ainda!

    Bjs ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler este livro! Me parece ser realmente muito bom além desta capa estar maravilhosa! Adorei a resenha, ficou muito boa!
    Ahh, agradeço pela visita lá no blog, e sem duvidas você vai adorar ler o livro Apátrida, é realmente MUITO BOM! Ahh, e tem na livraria Cultura!!
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  3. Eu também ganhei ele, de aniversário. Gostei muito, mesmo que algumas coisas não tenham ficado bem esclarecidas no final.

    É surpreendente! Nunca imaginei que iria terminar daquela forma. Acho que foi por isso que gostei tanto assim... ;*

    ResponderExcluir
  4. eu tinha visto esse livro na livraria, gostei da capa, entao li o resumo no proprio livro e desde entao quero comprar p ler , mas aina n tinha lido nenhum resenha sobre ele. Agora que li a tua estou com muuuuuuito mais vontade ainda de ler essa livro. Ele vai ser minha prox comprar com toda CTZ!!

    bju

    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ah! vi que vc gosta de ler sidney sheldon, faz um resenha ae indicando ql o melhor livro dele p se começar a ler, tenho vontade de ler um livro dele , mas n sei ql escolher primeiro ^^

    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Lembrei do livro "Os inocentes".....duas crianças...uma preceptora que morre e a personagem principal que vem para substituí-la...mas a história não tem na a ver entre os dois livros.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!