sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

[Resenha] J. K. Rowling - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Antes de mais nada, quero que vocês tenham algumas coisas em mente enquanto leem essa resenha: a) esse foi o primeiro livro de ficção fantasiosa que li na minha vida; b) não quero me prender à história (que todos já devem conhecer), mas sim às impressões que o livro causou a um amante dos livros baseados em fatos reais; e c) peço que todos aqueles que já leram esse livro continuem a ler o post até o fim. Obrigado e mãos à obra.

Esse ano, eu estabeleci como meta questionar cinco amigos sobre livros que tenham sido especiais para cada um deles e ler esses livros. A primeira indicação veio da Karina (que vai comentar nesse post): Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Imaginem a minha cara quando descobri que teria de me aventurar em um terreno que não me é familiar: o da ficção fantasiosa, das bruxas, dos feitiços, dos elfos e das demais criaturas mágicas. De qualquer forma, promessa é dívida, e eu me dediquei a ler o livro.

J. K. Rowling.
Embora eu não tivesse lido nenhum dos cinco livros anteriores, eu havia visto os cinco filmes. Isso me deu uma base teórica suficiente para compreender quase todas as referências da sexta obra, embora alguns fatos fossem completamente desconhecidos por mim - até porque dizem que os produtores cortaram muita coisa nos filmes. Só recomendo que vocês não imitem o maluco do dono deste blog e comecem a ler desde o primeiro livro.

Bom, o que todo mundo sabe: Harry Potter e o Enigma do Príncipe conta a história do sexto ano de Harry em Hogwarts, ano no qual ele passa a ser conhecido, por influência das palavras dos jornais mágicos e de uma profecia que recentemente se tornara muito famosa, como "O Eleito". No que tange às aulas, não há nada que eu queira destacar; talvez alguns achem importantíssimo citar o livro de poções que cai nas mãos de Harry ou a aparição do exótico professor Slughorn, mas creio eu que o grande mérito do livro mora em um outro ponto: o novo prisma sob o qual é analisado Lord Voldemort, o famoso e temido bruxo das trevas.

J. K. Rowling faz uma espécie de jogada psicológica e transporta seus leitores ávidos ao passado, à infância e à adolescência de Tom Riddle, o garoto que cresceria para se tornar o mais terrível bruxo das trevas de todos os tempos. A autora mostra um jovem órfão, tímido, mas que já mostrava traços de fixação pela crueldade e pelo poder. Harry e Dumbledore visitam as memórias de pessoas que conviveram com Tom Riddle em seus primeiros anos de vida, conhecendo pouco a pouco a mente ardilosa do bruxo e unindo as peças do quebra-cabeça da vida do rapaz. Abaixo, um trecho da conversa entre Alvo Dumbledore e a encarregada pelo orfanato no qual Tom Riddle passou sua infância.

- Ele assusta as outras crianças.
- Você acha que ele está perturbado? - perguntou Dumbledore.
- Eu acho que ele deva estar - disse Sra. Cole, sendo ligeiramente carrancuda - Mas é muito difícil pegá-lo no ato. Houve incidentes... Coisas sórdidas...

Dumbledore não a pressionou, embora Harry pudesse jurar que ele estava interessado. Ela ainda bebeu outro gole de Gim e as bochechas dela ficaram ainda mais róseas.
- O coelho de Billy Stubbs... Bem, o Tom disse que ele não fez isto e eu não vejo como ele pôde fazer, mas mesmo assim, o coelho não se pendurou nas vigas, se pendurou?

Não que você deva sentir pena de Lord Voldemort após uma viagem por sua vida - ao menos não me parece que foi esse o objetivo do autora. Mas Harry Potter e o Enigma do Príncipe é, sem dúvida, dedicado quase que exclusivamente a mostrar o lento fluir da maldade pelas veias de Tom Riddle, a confusão de circunstâncias enfrentadas pelo garoto, os primeiros sinais de um futuro assustadoramente promissor. Em outras palavras, é um livro dedicado a humanizar Voldemort.

Tom Riddle, no filme,
aos 16 anos.
E é justamente por esse viés "psicológico" que o livro me atraiu. Confesso abertamente que a batalha em Hogwarts, ao fim da obra, não me chamou a atenção, embora eu tenha me impressionado bastante com o círculo de fogo criado por Dumbledore alguns capítulos antes. Eu também costumava idealizar os Comensais da Morte, os "protetores" de Voldemort, como uma série de guerreiros fortes e indestrutíveis: o livro me provou o contrário. Alguns Comensais morrem com demasiada facilidade durante a batalha no castelo, o que me decepcionou bastante. Também achei que a briga entre Rony e Hermione foi desnecessariamente longa, mas isso é minha opinião.

E não posso deixar de admirar o modo como a autora finalizou o livro: eu realmente quero ler o sétimo volume para descobrir quem roubou a Horcruxe verdadeira de Voldemort, assim como também me interessa o futuro de Hogwarts. No final das contas, embora peque em alguns aspectos - a meu ver -, julgo Harry Potter e o Enigma do Príncipe uma ótima experiência para quem não tem familiaridade com a ficção fantasiosa - desde que tenha a base teórica suficiente para compreender as referências do livro. Ah, e também quero destacar que a linguagem do livro, que presumi ser boba e infantil, me surpreendeu um pouco. Palmas à J. K. Rowling por perceber que seus leitores mudam com o passar dos anos e precisam de construções e palavras um pouco mais... maduras.

Título: Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Autor: J. K. Rowling.
Editora: Rocco
Número de Páginas: 510.
Minha avaliação: 4 de 5.

11 comentários:

  1. Bem,
    Claro que ia comentar de qualquer maneira, mesmo sem a discreta referência entre parênteses no seu post, maaaas viu, eu falei que você ia até gostar rs
    Bem, o sexto livro basicamente prepara o terreno pro sétimo, para o desfecho de toda a história de Harry Potter, que é muito mais fascinante quando se lê do que quando se assiste os filmes... Enfim, sem comparação.
    De fato, o principal objetivo do livro é exatamente compreender como funciona a mente de Voldemort (através de seu passado), o que faria Harry conhecê-lo melhor e, assim, estar mais preparado caso tiver de enfrentá-lo. Mas há objetivos secundários também, como toda a pressão imposta sobre Draco e Snape ao longo do livro, o que mostra um pouco (ou muito)da potencialidade dessas personagens. Fora isso, nada mais a acrescentar, sua resenha está ótima ^^
    Beijos,
    Karina

    ResponderExcluir
  2. Ai pra falar a verdade eu torcia o nariz para essa série.!
    Uma semana sem fazer nada, estava tendo um especial com todos os filmes lançados na TV, assisti e amei. Claro que os livros devem ser beem melhores, mas acho que gostando pelo filme já é boa coisa. Tenho muita vontade de ler.

    Sobre seu comentário: A Natalie está realmente arrasando no filme, espero que honre isso à ela domingo.

    Gostei do seu blog estou seguindo!!!

    bjs
    Nana
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum livro da série; mas já assisti quase todos os filmes. E às vezes eu me pergunto como a autora conseguiu descrever no livro aquelas cenas cheias de criatividade do filme (como as pessoas no jornais e nos quadros se movimentando, por exemplo)... Isso realmente me impressiona muito e faz com que eu tenha a curiosidade de ler!
    Sua resenha foi ótima!!! É provável que eu leia Harry Potter tbm!

    Bjoooo! ;)

    http://literaturaecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por visitar meu blog Robledo. Vim retribuir a gentileza. Achei seu blog bem contruído. Com certeza virei mais vezes.
    A respeito de Harry Potter, sou suspeita pra falar, pois li a série inteira e me apaixonei pela história. Além da diversão que é imaginar esse mundo de bruxos, Rowling conseguiu colocar alguns pontos para a gente refletir. Como por exemplo a lealdade de Harry a Dumbledore, a amizade sincera entre ele, Rony e Hermione e vários outros fatores. Eu tenho todos os livros e estou pensando seriamente em relê-los.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  5. Ei Robledo, vamos lá.

    Concordo demais com você: o melhor desse livro é o passado de Tom Riddle. Gosto muito do aprofundamento no relacionamento do Harry e do Dumbledore, e achei o fim dele (Alvo) um ultraje.

    Sobre o filme, achei o ator que faz o jovem Voldemort incrível. Mil vezes melhor do que o Radcliffe, que faz o Harry.

    Ah, e adorei essa sua resenha. O texto está muitíssimo bem construído.

    Sobre a linguagem, a intenção foi essa mesma: de evoluir junto com a história, com os personagens e com os leitores. Pra mim funcionou muito bem, já que quando comecei a série eu também tinha 10 anos.

    Beijos - e vai lá no Felizvros buscar seu selinho!

    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah!! Harry Potter e o calice de fogo é o meu preferido dos 7. Ja li diversas vezes e toda vida ainda me surpreendo e me encanto. Sempre que existe alguem que nunca leu eu sempre indico, pq eh uma linda e maravilhosa coleçao.

    Harry Potter foi o responsavel por eu querer e principalmente GOSTAR de ler, antes disso sempe foi uma tortura, ate filme eu tinha preguiça de assistir. Traduzindo: HP me salvou do ocio, da prequiça e da alienaçao :D
    hahaha

    ps: fiquei feliz de saber que voce ta lendo a cidade do sol, espero que goste ><
    bjuu

    ResponderExcluir
  7. É uma vergonha mas eu nunca li nenhum livro do Harry Potter, não por eu achar que seja chato mas eu nunca tomei a decisão sabe? De ir la e ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Harry Potter muda vidas, sou suspeito, fan-atic por HP, mas ok.
    Os críticos preferem este livro pois acharam que Joanne acertou em cheio ao mostrar as origens mais profundas do Lord das Trevas, como a triste vida de sua mãe que eu particularmente achei brilhante, muito bem escrito e descrito, eles achavam que estava mais do que na hora.
    Concordo com a Karina, esse livro prepara o leitor para o próximo e último livro, especialmente na questão de não se estar em Hogwarts todo tempo e mesmo assim coisas importantes acontecerem, como essas "viagens" de Alvo e Harry na penseira para conhecer Tom a fundo e a captura do falso medalhão-Horcrux na caverna dos Inferi.
    Parabéns Robledo, suas resenhas são mais que perfeitas, sempre.

    ResponderExcluir
  9. Hey, Robledo!

    Adoro Harry Potter, apesar de só ter lido até o livro 4 ainda. Preciso urgentemente terminar de ler a coleção e de ver os outros filmes.

    Muito obrigada pela visita, viu?
    Já estou te seguindo.

    Beijo grande e ótimo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Oi Robledo.

    Sempre amei Harry Potter e o meu tipo de leitura preferida com certeza são as de ficção fantasiosa. Também acho que para quem nunca leu nenhum livro desse estilo, Harry Potter é um bom início.
    O sexto livro é realmente muito bom e quando lançou o sétimo comprei feito uma louca e devorei em 2 dias. rsrs

    Sobre o seu comentário no blog: o livro tem poucas partes com termos técnicos, ele mostra mais as histórias do que a linguagem de programação (nem sei se é assim que se fala. rsrs).

    Bjss*
    livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Robledo. Não sei se se lembra de mim, mas enfim, eu sou o dono daquele blog 4 Your Fun, que comprou o livro Precisamos Falar Sobre o Kevin após você ter me convencido de que era um ótimo livro através da sua resenha. Lembrou? Espero que sim.
    Bom, vim falar que fiquei um tempo fora desse espaço de blogs por um longo tempo e agora estou de volta com um novo, mas falo apenas de filmes agora.
    Caso queira visitar aí vai o link: http://assistacomigo.wordpress.com
    E você tambem será muito bem vindo, Caíque.
    Mas agora falando de Harry Potter, eu li o a série completa recentemente e toda aquela ideia de que Harry Potter não vale a pena e que não passa de uma bobeira acabei deixando de lado. O Enigma do Príncipe foi um dos meus favoritos, ainda mais porque fiquei sabendo a fundo toda a história de Tom Riddle.
    Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!