quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Músicas citadas em livros: como você as trata?

Não sei se vocês concordam comigo, mas eu acho interessantíssimo quando os livros citam artistas ou músicas em determinadas partes de suas tramas. Além de, é claro, expandir os horizontes musicais de quem está lendo, essas referências são responsáveis por mostrar ao leitor toda a atmosfera da cena.

O chato é que nem sempre temos o hábito de tomar notas dessas alusões musicais. Na maioria das vezes, continuamos a ler como se nenhuma sugestão tivesse sido dada, e podemos acabar por perder um conteúdo de primeira linha. Uma música pode funcionar como pano de fundo, abraçando uma parte da história escrita e intensificando-a de forma indescritível.

Atualmente, estou lendo O Pacto, do escritor Joe Hill. Esse livro foi publicado pela Sextante e, daqui a poucos dias, vocês encontrarão uma resenha do mesmo aqui no blog. Mas, enquanto não finalizo a leitura, gostaria de compartilhar com vocês algumas citações musicais que o autor faz. Vamos ao primeiro trecho?

Se agora Ig sentia ódio de Merrin, era só porque tinha descoberto que ela é uma pessoa real, com falhas, necessidades e um desejo de viver no mundo e não no sonhos dele. Ela o amava o bastante para deixá-lo ir e ele deveria estar disposto a fazer o mesmo, pois, se você ama uma pessoa, tem que deixá-la livre e... porra, isso é a letra de "If You Love Someone, Set Them Free", do Sting.

Vocês percebem como a simples referência ao título da  música expressa perfeitamente a situação descrita na cena? É ainda mais inteligente por parte do autor recorrer a um artista famoso, como o Sting, consagrado na banda The Police. Sendo Sting uma personalidade musical tão conhecida, é provável que muitos leitores desse livro tenham se identificado mais ainda com esse trecho ao ver a referência musical.


Vamos ao segundo trecho:

- Gostei do AC/DC - disse Lee. - Se fosse atirar em alguém, sem dúvida ia querer estar ouvindo aquela música.
- E o que achou dos Beatles? Ficou com vontade de atirar em alguém enquanto ouvia?
Lee pensou seriamente por um momento e depois disse:
- Em mim mesmo.

E aconteceu de novo! Joe Hill mais uma vez recorreu a dois artistas famosíssimos - AC/DC e Beatles - para reforçar as intenções e as ideologias de seus personagens. É muito parecido com o que acontece quando um autor compara um pôr-do-sol a uma pintura de um famoso pintor, por exemplo. A intertextualidade é um dos mais interessantes recursos da nossa Língua, e é importante que tenhamos em mente que uma menção nunca é feita por acaso.

Não sou do tipo que escuta AC/DC e Beatles frequentemente, mas há alguns clássicos que desde sempre habitam as nossas mentes. TNT, da primeira banda, por exemplo, tem um clima explosivo e agitado, e poderia perfeitamente ser a trilha sonora de uma cena de perseguição policial ou de tiroteio - quem sabe até de um assassinato, como diz Lee no trecho que destacamos. For no one, dos Beatles, por outro lado, é uma canção com uma letra melancólica, ideal para um clima nublado. A menção feita por Lee não foi por acaso. Veja abaixo um trecho traduzido de For no one:

Você a quer, você precisa dela,
No entanto você já não acredita nela
Quando ela diz que seu amor já morreu,
Você pensa que ela precisa de você
E nos olhos dela você não vê nada,
Nenhum sinal de amor atrás das lágrimas choradas por ninguém,
Um amor que devia ter durado anos.

Em resumo, a intenção desse post é dizer a vocês que as músicas mencionadas pelos autores em suas obras são sim de fundamental importância! Se você não estiver com tempo para pesquisar sobre um artista mencionado na hora, faça uma nota rápida e dê uma olhada mais tarde! Isso, além de te aproximar mais ainda do livro, fará com que você conheça novas bandas e canções, aumentando o seu leque de apreciação musical.
E se você tem alguma referência musical feita em livros a nos contar, por favor o faça nos comentários!

8 comentários:

  1. No livro Percy Jackson é citada uma música da Hillary Duff

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive essa sorte de achar um livro com músicas de fundo... Mas gostei muito do seu post atentando para isso.

    Eu nem curtia muito Beatles, mas as letras 'cuti' estão me cativando. O trecho que você colocou me fez lembrar deles, e de quanto as músicas deles expressam sensibilidade!

    Bjz,
    Miriam.
    http://bookerqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu estava procurando musicas citadas em Gone agora mesmo!
    Também gosto quando algum personagem aparece assistindo um programa que realmente existe, ou um filme, qualquer coisa assim.

    Adorei o seu post, muito interessante! Espero pela resenha de O Pacto, estou doida por esse livro :D

    ResponderExcluir
  4. Eu já viii vários livros com música... um que teve bastante, se eu me lembro bem, foi "Eu Mato", mas... não estou muito certa em relação a isso. Enfim, muitos livros realmente trazem músicas x_x
    E tipo, adorei a postagem do blog, pq nunca vi algum blog falando sobre isso :D
    Hm... eu procuro saber depois sobre a música, mas... aí já esqueci o nome. Ai, sei lá, não sou daquelas pessoas que gosta de música, ouço mais quando lembro... O:
    No entanto, alguns livros até DESPERTAM essa vontade de procurar pela música, só para tornar o momento mais perfeito ainda :)

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAHAHAHAHA.... MUITO BOM o comentário sobre os Beatles! Amei, hahaha..

    Beijo!
    http://felizvrosparasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah, o livro Desculpa se te chamo de amor é incrivelmente cheio de citações... De frases, lugares, filmes e MUITAS músicas! Pesquisei algumas e encontrei umas bem bacanas! xD

    ResponderExcluir
  7. Só podia ser o filho do mestre King, huaua. Nos livros dele sempre há citações assim.
    Tou looouca pra ler algum livro do Hill, mas não tive oportunidade até hoje. Acho que vou ter é que comprar msm, rs.
    Os livros dele são caros como os do King? .__.

    Beijo
    allstarejeans.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. na verdade existe um outro livro do joe hill, chamado "a estrada da noite" em que ele faz inumeras referencias musicais, inclusive a minha banda favorita, o nirvana, que tem uma de suas musicas "heart shaped box" como titulo do livro (em ingles).
    o cara tem muito futuro, com o tempo, talvez a esperiencia dele aumente e a qualidade dos seus livros acabe passando ate mesmo da do pai dele, o famoso stephen king!
    p.s.: fica a dica pra voces fazerem a rezenha de a estrada da noite, do mesmo autor! beijos

    ResponderExcluir

A sua opinião é mais do que bem-vinda aqui no blog. O único pedido é que você seja cortês ao expressá-la, evitando o uso de termos ofensivos e preconceituosos. Assim, todos poderemos manter uma discussão saudável e bastante proveitosa. Obrigado!